• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB coloca aeronaves de prontidão para resgatar brasileiros na Ucrânia

26 de fevereiro de 2022
FAB coloca aeronaves de prontidão para resgatar brasileiros na Ucrânia. Aeronaves KC-390 estão de prontidão em Anápolis (Foto: FAB).
FAB coloca aeronaves de prontidão para resgatar brasileiros na Ucrânia. Aeronaves KC-390 estão de prontidão em Anápolis (Foto: FAB).

FAB coloca aeronaves de prontidão para resgatar brasileiros na Ucrânia. A Força Aérea Brasileira (FAB) postou no dia de hoje, em sua conta no Twitter, que em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e sob orientação do Ministério da Defesa (MD), colocou dois Embraer KC-390 Millenium do 1º GTT, sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN) em prontidão. O objetivo é realizar uma missão de resgate a cidadãos brasileiros que estão retidos na Ucrânia, em meio ao conflito deflagrado no dia 24 de fevereiro, a partir da invasão deliberada feita pela Rússia.

Print da conta do Twitter oficial da FAB.
Print da conta do Twitter oficial da FAB.

Segundo informações do MME, cerca de 500 brasileiros residem ou estavam de passagem pela Ucrânia. O perfil desses brasileiros é formado, principalmente, por estudantes, profissionais autônomos, especialistas em tecnologia da informação, atletas e religiosos. A maioria é adulto, havendo poucas crianças.

Como o espaço aéreo não só está fechado, mas conflagrado com ações de combate, o Itamaraty pretende implementar a evacuação por via terrestre, provavelmente para a Polônia, mas ainda não há data para que isso seja feito. Provavelmente quando disparada, os KC-390 do 1º GTT devem operar em alguma base da Força Aérea da Polônia ou em um aeroporto comercial em solo polonês. Também na Bulgária, Moldávia e outros países da região poderão ser usados para repatriar os brasileiros.

“Temos que fazer uma avaliação de segurança, de meios e de possibilidade de que os brasileiros vão ao ponto de encontro marcado. Assim que sejam dadas as condições, será feita a evacuação”, disse a embaixada Brasileira na Ucrânia.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login