Boeing entregou o 12º P-8I Poseidon para a Marinha Indiana. A Boeing entregou recentemente a 12ª aeronave de patrulha marítima P-8I Poseidon para a Marinha Indiana (IN – Indian Navy). Esta é a última unidade de quatro adicionais, adquiridas em 2016 pelo Ministério da Defesa da Índia.
A aeronave deixou a fábrica da Boeing ostentando a matrícula civil N764DS, iniciando o longo voo de translado com quase todas as marcas de identificação ndianas cobertas. O futuro IN331 (c/n 64893) decolou do Aeroporto Boeing Field, EUA (BFI/KBFI), em 19 de fevereiro, com paradas técnicas e pernoites no Havaí (HNL/PHNL) e Guam (GUM/PGUM), EUA; e em Bangkok-Don Mueang (DMK/VTBD), na Tailândia. O jato chegou à “sua nova casa”, o aeródromo da Estação Naval INS Hansa (GOI/VAGO), em Goa-Dabolim, Índia, na manhã de 23 de fevereiro.
Em 2009 o Governo Indiano assinou um contrato de US$2 bilhões com a Boeing, para aquisição de 12 Poseidon, sendo oito pedidos firmes e quatro opções adicionais. A versão P-8I, foi desenvolvida especificamente para atender as necessidades da Marinha Indiana, em substituição aos turboélices Tupolev Tu-142M. Em maio do ano passado, o governo indiano encaminhou aos EUA a sua intenção de adquirir mais seis P-8I, elevando a frota para 18 unidades.
A Estação Naval de Hansa, em Goa-Dambolim, recebeu no final do ano passado, o segundo Esquadrão operacional de P-8I Poseidon da IN. As duas primeiras aeronaves foram recebidas na unidade – código de cauda “DAB” – em 30 de dezembro de 2021, em uma cerimônia oficial, cujos detalhes podem ser vistos aqui.
A Marinha Indiana foi o primeiro cliente estrangeiro do P-8 Poseidon, cuja missão principal é a patrulha e reconhecimento marítimo e operações ASW (Anti-Ship Warfare). Os P-8I estiveram ativamente envolvidos em missões reais como o impasse de Doklam, que envolveu o Exército Indiano e o Exército de Libertação do Povo da China em 2017, além da monitoração das tropas do Exército Paquistanês na região de Pulwama, em 2019.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO