O Comando da Aeronáutica editou, no dia 9 de março de 2020, a Portaria no 29GC3 que aprova o símbolo comemorativo dos 75 anos da participação da Força Aérea na 2ª Guerra Mundial. Ele deverá ser utilizado por todas as Organizações Militares do COMAER, nos limites do estabelecido na ICA 903-1 “Símbolos Heráldicos do Comando da Aeronáutica”, de 2017. Apresentado em duas versões – uma colorida e outra em preto e branco –, deverá ser utilizado de 6 de abril de 2020 até 31 de dezembro de 2020. A FAB participou da II Grande Guerra nos céus da Itália com duas unidades aéreas. O 1o Grupo de Aviação de Caça, equipado com os P-47D, e a 1a Esquadrilha de Ligação e Observação, equipada com os Piper L-4.
Concepção artística
A representação gráfica do pensamento que remete à participação da FAB na Segunda Guerra Mundial é expressada por um círculo, disposto no cerne do símbolo, que abriga um “cocar” ou insígnia de nacionalidade das aeronaves militares – identidade visual utilizada na ocasião (Convenção de Chicago – 07 de dezembro 1944). Na parte centro-inferior, uma “barreta” nas cores da bandeira italiana destaca o local do teatro de operações. Nas laterais, os numerais 1944 e 1945 complementam a ideia de linha do tempo, período de permanência da FAB em solo italiano. Na parte superior, segue o texto, “Participação da FAB na II GM”, completando o bloco central.
Por fim, parte da ilustração que exalta a vitória dos países Aliados sobre o Eixo é evidenciada por um “arco de louro”, que incorpora o “gládio alado” em sua base inferior central, e ostenta, em seu lado oposto superior, o numeral 75 (setenta e cinco) acompanhado da palavra anos, ambos vetorizados e redesenhados, que registram a data comemorativa em destaque.
O logotipo desenvolvido pela equipe da SDGC–INCAER foi pensado com base em metodologias sólidas e caminhos gráficos criativos. O resultado é uma marca comemorativa que traduz a presença da aviação militar da FAB na Segunda Guerra Mundial, com destaque para período em território italiano, exaltando a vitória dos Aliados sobre o Eixo. Um símbolo que busca emocionar por sua pluralidade de detalhamentos e significados que, ao mesmo tempo, mostra clareza e simplicidade ao exaltar as glórias do passado, objetivando a manutenção da paz no futuro.
“… E diga ao verde louro desta flâmula
Paz no futuro e glória no passado…”
Trecho do Hino Nacional Brasileiro