Boeing: helicópteros AH-6i para a Tailândia. A Boeing irá fornecer helicópteros de ataque leve AH-6i Little Bird para o governo da Tailândia. O contato foi anunciado pelo Army Contracting Command, com sede em Redstone Arsenal, Alabama no dia 18 de fevereiro e está avaliado em US$ 103,8 milhões. As aeronaves serão construídas na planta da Boeing Co. em Mesa, Arizona até 2025.
O Boeing AH-6i (International = exportação) é é baseados na família de helicópteros militares leves MH-6 e MD 500, que inclui o demonstrador não tripulado Little Bird (ULB). O Departamento de Estado dos EUA aprovou em 2019 a venda do AH-6 para a Tailândia a um custo estimado de US$ 400 milhões para substituir a frota de sete helicópteros de ataque Bell AH-1F Cobra.
As autoridades da Tailândia também querem comprar lançadores M299 Longbow Hellfire, 50 mísseis AGM-114R Hellfire, lançadores de foguetes M260, foguetes guiados Advanced Precision Kill Weapon System (APKWS); sensore L3 Wescam MX-10Di, M134 Miniguns, metralhadoras GAU-19/B .50, 500 foguetes Hydra 70, óculos de visão noturna, equipamentos de comunicação e navegação. O contrato contempla suporte, apoio logístico e treinamento. Não foi especificado o número de aeronaves que será fornecido. Eles serão operdos pelo Royal Thai Army na base de Lop Buri/Sa Pran Nak (VTBH), provavelmente, junto ao 3º Batalhão de Aviação do Exército (3rd Aviation Battalion).
A aviônica AH-6 deriva do software desenvolvido para o helicóptero de ataque Boeing AH-64 Longbow do US Army. Seus aviônicos são baseados em uma arquitetura aberta, têm uma configuração de missão flexível, cockpit digital, telas multifuncionais touch-screen coloridas e supressão de infravermelho do motor.