BAE Systems fornecerá suporte para os Hawk 127 australianos até 2032. O Ministério da Defesa da Austrália (MoD) está atualizando e ampliando o contrato de suporte e serviços para a sua frota de jatos de treinamento Bae Hawk Mk127LIF da Força Aérea Real Australiana (RAAF), baseados em Hunter e Perth. O contrato de dez anos, prevê um investimento aproximado de US$ 1,5 bilhão.
A BAE Systems Austrália será responsável por manter a frota de jatos de treinamento LIFT (Lead-in Fighter Training) Hawk 127 da RAAF até 2032. São previstos o envolvimento de aproximadamente 350 profissionais diretos, e até 900 postos de trabalho indiretos na cadeia de indústrias locais.
Entre as responsabilidades contratuais da BAE Systems Austrália, está prevista a substituição dos atuais motores dos Hawk 127 LIFT da RAAF, pelos novos Rolls-Royce Mk951 Adour, cujos trabalhos de integração na aeronave estão progredindo conforme o cronograma.
De acordo com o MoD australiano, essa atualização de motores se faz necessária para atender às necessidades de treinamento dos pilotos da RAAF que estão passando pela conversão para as unidades operacionais de F-35A Joint Strike Fighter, o F/A-18F Super Hornet e EA-18G Growler.
O LIFT utiliza jatos de treinamento avançados, com capacidades de gerenciamento que emulam aviões de combate operacionais, fornecendo treinamento muito próximo ao real, com baixos custos. Ele oferece aos pilotos de caça o preenchimento de uma lacuna entre o treinamento inicial e os exercícios de combates necessários para realizar suas atividades nas unidades operacionais.
Nota RFA: a RAAF possui uma frota de 34 Hawk Mk127LIF (matrículas A27-01 à A27-34) distribuídos no 79 Squadron “Born for Action”, sediado na Base Aérea de Pearce, Perth; e no 76 Squadron “Attack” da Base Aérea de Williamtown, região de Hunter.
Fonte: MoD Australiano.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO