Poseidon MRA1 da RAF caça submarino norueguês. Uma aeronave de patrulha marítima Poseidon MRA1 (P-8A) da Royal Air Force (RAF) participou ativamente de um treinamento multinacional de guerra antissubmarino (ASW) na costa da Noruega. O Exercício “Arctic Dolphin 2022” foi realizado no Mar do Norte entre os dias 07 e 18 de fevereiro.
O exercício é uma arena para treinamento do Curso de Comandante de Submarino (SMCC), e se concentra na guerra antissubmarino em condições ambientais exigentes, como as encontradas no litoral da Noruega.
Submarinos e embarcações de de superfície da Noruega, Dinamarca, Alemanha e Holanda participaram do Arctic Dolphin 2022, no qual os militares da unidade Poseidon MRA1 (P-8A) da RAF Lossiemouth tiveram a oportunidade de testar e desenvolver as suas capacidades de patrulha marítima e guerra antissubmarino, ao lado dos Aliados da OTAN.
A aeronave da RAF operou em conjunto com a fragata da Marinha Real da Noruega HNLMS Van Amstel, com o objetivo de “caçar” o submarino norueguês HNLMS Zeeleeuw. O ambiente costeiro desafiador aumentou a complexidade das missões, e exigiu a utilização de técnicas avançadas como radar homing. Este procedimento permite que os parceiros da OTAN façam a integração de táticas, técnicas e procedimentos para alcançar os seus objetivos.
“Exercícios envolvendo várias nações e suas frotas navais são extremamente valiosos para todos os participantes. O exercício Arctic Dolphin oferece às equipes da linha de frente uma oportunidade de melhorar o conjunto de habilidades de guerra antissubmarino enquanto operam com plataformas de superfície e subsuperfície”, disse o Tenente-Aviador Smith, Comandante da Missão da RAF Poseidon.
Regularmente os membros da OTAN e nações aliadas, realizam treinamentos conjuntos para desenvolver as suas capacidades individuais e coletivas. Cada membro participante dos Exercícios tem conhecimentos e experiências diferentes e, portanto, o treinamento conjunto oferece a oportunidade de compartilhar as melhores práticas para integrar e fortalecer a Aliança como um todo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO