OTAN e aliados realizam treinamento conjunto JTAC no Mar do Norte. A OTAN realizou um treinamento conjunto envolvendo controladores JTAC (Joint Terminal Attack Controller) da Suécia, EUA e Dinamarca, atuando integrados aos bombardeiros B-52 da USAF e caças Gripen da Força Aérea Real da Suécia (SwAF). Apesar da Suécia não ser oficialmente membro da OTAN, é considerada nação parceira, e participa ativamente de treinamentos conjuntos da Aliança.
“Exercícios como este são uma parte muito importante da capacidade de defesa sueca. Colaborar com os Estados Unidos aumenta a nossa capacidade de defesa e contribui para a estabilidade e segurança do nosso território”, disse o Tenente General Michael Claesson, Chefe de Operações Conjuntas das Forças Armadas suecas.
Os controladores militares JTAC são especializados na coordenação de aeronaves em missões de apoio aéreo aproximado, realizando o gerenciamento e a vetoração tática dos combatentes até os seus alvos.
O treinamento ocorreu em uma área sobre o Mar do Norte, e de acordo com o Comando Aéreo Aliado da OTAN, o B-52 faz parte da grupo de bombardeiros norte-americanos que estão deslocados na RAF, cumprindo uma Força-Tarefa de Bombardeiros na Europa (BTF).
“O nível de qualidade e precisão que trazemos para nossos exercícios garantem nosso sucesso na prontidão coletiva. Todas as aeronaves envolvidas neste teatro promovem a dissuasão por meio da segurança regional e global”, disse o Tenente-General Steven L. Basham, Vice-Comandante da Força Aérea dos EUA na Europa e África (USAFE).
De acordo com Comando Aéreo Aliado da OTAN, esta operação foi previamente programada, e sua realização ocorrer em meio às tensões entre a Rússia e a Ucrânia foi apenas uma coincidência.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO