Forças Armadas da Coreia do Sul contratam o IFF Mode 5 da Henlsodt. A empresa alemã Henlsodt, especializada em soluções de sensores, irá fornecer os seus recursos de tecnologia de última geração em Identificação-Amigo ou Inimigo (IFF – Identification-Friend-or-Foe), IFF Mode 5, para o programa de modernização desses sensores para as forças armadas sul-coreanas.
A Henlsodt assinou dois contratos com a empresa de defesa sul-coreana LIG Nex1 no valor de aproximadamente € 10 milhões, para entregar 20 radares secundários MSSR 2000 ID, incluindo equipamentos de teste e serviços relacionados. Esses sistemas IFF serão integrados a vários radares de vigilância costeira e de vigilância aérea para melhorar sua capacidade de distinguir forças hostis de amigas (identificação-amigo-ou-inimigo, IFF).
Os sistemas IFF, os chamados radares de vigilância secundários (SSR – Secondary Surveillance Radars), identificam com precisão as aeronaves enviando automaticamente sinais de interrogação que são respondidos pelos transponders a bordo das aeronaves amigas.
Assim, o IFF permite aos combatentes distinguir rapidamente as forças hostis e ajuda a evitar incidentes de “fogo amigo”. Ao contrário da versão anterior, o IFF Mode 5 emprega técnicas de criptografia sofisticadas para evitar a manipulação hostil do sinal, garantindo assim que o processo de identificação seja absolutamente confiável e seguro. O “Modo 5” está em processo de introdução nas forças armadas ocidentais como pré-condição de operações conjuntas dos EUA/OTAN e forças aliadas.
A Henlsodt é especialista no IFF Mode 5, e possui contratos para atualizar esses sistemas das forças armadas alemãs, francesas e britânicas para o novo padrão e forneceu sistemas IFF – incluindo dispositivos de criptografia – para aplicações terrestres e navais de várias nações da OTAN. Entre outros, o equipamento da empresa é implantado em todos os navios da Marinha Alemã, bem como em vários navios da Royal Navy.
Atualmente a Henlsodt tem mais de 500 equipamentos IFF implantados nas forças armadas de 42 países.
Fonte: Henlsodt
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO