DESAER lança versão híbrida-elétrica para o seu ATL-100. A empresa aeronáutica brasileira DESAER anunciou recentemente o desenvolvimento de uma versão híbrida do seu bimotor ATL-100, com a adição de propulsores elétricos. Para este projeto, denominado ATL-100H, a DESAER firmou uma parceria com a MagniX, empresa líder no desenvolvimento de motores elétricos para a aviação.
Com a utilização dessas tecnologias, o DESAER ATL-100H deverá alcançar significativos níveis de economia de combustível e redução de emissão de carbono, tornando-se um produto economicamente viável e com performance e alcance satisfatórios para a aviação regional. Futuramente, com a evolução dos sistemas de baterias e a flexibilização da regulamentação aeronáutica, a fabricante dos ATL-100 vislumbra uma versão completamente elétrica para a aeronave.
“O ATL 100H e futuras versões irão permitir aos clientes e operadoras atingirem as metas de redução de emissão de carbono mantendo os baixos custos operacionais e flexibilidade de operação oferecidos pela família de aeronaves ATL da DESAER”, disse Evandro Fileno, Diretor Presidente da DESAER.
De acordo com o Diretor Presidente da DESAER, o ATL-100H deverá ser apresentado em um prazo entre 18 e 24 meses, a partir do anúncio deste projeto, que aconteceu no último dia 08 de fevereiro.
“O destaque da versão ATL-100H hibrido-elétrica é o longo alcance combinado com o impacto positivo nas reduções de emissões de carbono e a flexibilidade operacional para o mercado Brasileiro. A MagniX está liderando a eletrificação da aviação e nossa parceria com a DESAER contribui de maneira única para a aviação regional de passageiros e carga”, destacou Simon Roads, Gerente de Vendas da MagniX.
Os motores aeronáuticos elétricos da MagniX estão participando projeto israelense Alice Eviation, além de estarem desenvolvendo um pacote de conversão para o monomotor Cessna Caravan, com propulsão puramente elétrica.
O motor elétrico proposto para equipar o ATL-100H é o magni350, de 469 HP, que está em testes finais nos hidroaviões de uma companhia aérea canadense, que ainda neste ano deverá iniciar os primeiros serviços comerciais utilizando aeronaves elétricas.
Destinado para os mercados de transporte de passageiros e cargas civil e militar, o bimotor turboélice ATL-100 poderá transportar até 19 passageiros, ou até 2.500 kg de cargas, e na configuração militar poderá levar até 12 paraquedistas, além de poder ser usado em operações aeromédicas, entre outras missões. A autonomia esperada na versão apenas com motores à combustão é de aproximadamente 1.600 quilômetros, mas a fabricante planeja que na versão híbrida-elétrica, o ATL-100H economize até 40% de combustível, voando a uma velocidade de cruzeiro de 430 km/h.
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