Ucrânia: Ejército del Aire espanhol envia caças Typhoon para Bulgária. Em meio as tensões militares russas na fronteira ucraniana, a Espanha está enviando quatro caças Typhoon e cerca de 130 militares para a Bulgária. Conforme um comunicado do Ministério da Defesa búlgaro, nesta quarta-feira (09/02), os jatos de combate espanhóis irão atuar em missões de Policiamento Aéreo da OTAN.
Os Eurofighter do Ejército del Aire espanhol (EdA) chegarão ainda neste final de semana Base Aérea Graf Ignatievo, na Bulgária, onde iniciarão as tarefas de proteção do espaço aéreo em conjunto com a Força Aérea Búlgara até o final de março.
As aeronaves espanholas receberão tarefas de Patrulha Aérea de Combate (CAP), Interceptação e Identificação Visual (V-ID), enquanto em casos de acionamento de Alerta de Defesa Aérea, ou Quick Reaction Alert (QRA), os jatos Búlgaros terão prioridade, conforme o Ministério de Defesa do país.
Entre os meses de abril e maio, a Holanda deverá implantar duas aeronaves F-35A para atividades de Policiamento Aéreo na Bulgária. “Estas missões tem por objetivo implementar as medidas para garantir a segurança dos países membros da OTAN no flanco leste europeu”, disse o comunicado do Ministério da Defesa da Bulgária.
Membro da OTAN desde 2004, a Bulgária planeja criar um grupo de combate de até mil soldados, que sob o seu Comando irão atuar em estreita colaboração com a Aliança, que também incluirá soldados de outros países aliados.
Recentemente o Ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que seu país ainda acredita que há uma chance de resolver o impasse por meio da diplomacia, mas que já existem razões para impor sanções a Moscou.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO