Acidente com Mirage F1C da ATAC. Um caça Dassault Mirage F1 da empresa privada ATAC, caiu ontem (10/02), por volta das 11h10 (horário local), em uma área desabitada na região de Gila Bend, a cerca de 25 quilômetros da Base Aérea da USAF de Luke, no Arizona. O piloto conseguiu ejetar com segurança, sofrendo apenas ferimentos leves.
A aeronave, matrícula civil N633AX (c/n 653), ex. Armée de l’Air et de l’Espace francesa (AAE), havia decolado de Luke AFB para uma missão de treinamento de rotina com caças da USAF, quando por algum motivo o piloto teve que abandoná-lo. Uma investigação foi iniciada para apurar as causas do acidente.
Há pouco menos de um ano, em 25 de fevereiro de 2021, outro Mirage da ATAC sofreu um incidente. O F1B, N601AX, saiu da pista ao pousar na Base Aérea de Tyndall, Flórida. Leia detalhes aqui.
Sobre o acidente que destruiu completamente o F1C nesta quinta-feira, a Base Aérea de Luke emitiu um comunicado oficial.
“Aproximadamente às 11h11 de hoje (10/02), durante uma missão de treinamento de rotina na Base Aérea de Luke, um caça Mirage F1 contratado, caiu a cerca de 15 milhas a noroeste da base, em uma área despovoada. O piloto conseguiu ejetar com segurança. A causa do incidente está sob investigação.
Nossos aviadores e parceiros são nosso recurso mais importante e estamos comprometidos em conduzir nossa missão de treinar os maiores pilotos de caça do mundo com a maior segurança possível, disse o Brig. Gen. Gregory Kreuder, Comandante da 56th Fighter Wing, no comunicado. Estamos gratos pelo apoio contínuo e excepcional que Luke recebe de nossos parceiros da comunidade, especialmente durante situações difíceis como esta. Finalmente, estou grato por ninguém ter se ferido no solo e o piloto foi recuperado com segurança apenas com ferimentos leves.
Equipes de apoio do Corpo de Bombeiros do 56º Esquadrão de Engenheiros Civis, da 56ª Unidade de Descarte de Artilharia Explosiva da CES e do 56º Esquadrão das Forças de Segurança responderam ao local com a ajuda do Departamento de Polícia de Buckeye, que também está no local.“, finalizou o comunicado.
Em Luke AFB está sediada a 56th Fighter Wing da USAF, especializada na conversão e treinamento de futuros pilotos dos caças F-35A e F-16C/D Viper. Esta unidade é um dos clientes que utilizam os serviços da ATAC.
A ATAC (Advantage Tactical Advantage Company), é uma empresa do grupo Textron Airborne Solutions, especializada no treinamento privado para pilotos de combate. Para isso, possui uma frota mista de caças F1 Mirage, F-21 Lion, L-39ZA Albatros e Hawker Hunters MK-58. Os jatos da ATAC atuam como unidades “Agressor” em surtidas de combate aéreo para os pilotos de caça das Forças Armadas dos EUA, entre outros clientes.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO