Boeing oferece o P-8 Poseidon para o Canadá. A Boeing anunciou hoje (10/05) a sua intenção de oferecer ao Canadá o P-8A Poseidon, em resposta ao Request for Information (RFI) para aeronaves de patrulha marítima de longo alcance. O projeto Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA) substituirá a frota de aeronaves CP-140 Aurora da Força Aérea Real Canadense (RCAF), além de aprimorar as suas capacidades de Guerra Antissubmarino (ASW) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
Com mais de 140 aeronaves em operação, o Boeing P-8 já executou mais de 400.000 horas de voo sem acidentes em todo o mundo. Entre as forças armadas que já operam, ou selecionaram o Poseidon, estão a Marinha dos EUA, a Royal Air Force, a Força Aérea Real Australiana, a Força Aérea Real da Nova Zelândia, a Marinha Indiana, a Força Aérea Real Norueguesa, a Marinha da República da Coreia e a Marinha da Alemanha.
“Atualmente o P-8A Poseidon é a aeronave multimissão mais eficiente do mundo em produção, e oferece uma solução completa para os requisitos de CMMA do Canadá. Seu alcance, velocidade e resistência tornam o P-8 a plataforma perfeita para monitorar as áreas costeiras e do norte do Canadá. O P-8 garantirá a interoperabilidade aliada para cumprir os compromissos de segurança do país. Juntamente com um robusto plano de parceria industrial, a oferta da Boeing se baseará em seu histórico bem-sucedido de contribuir para o crescimento econômico do Canadá ao longo do programa CMMA”, disse Tim Flood, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais para Europa e Américas.
A capacidade multimissão do P-8A proporcionou sucesso em missões de ASW, ISR, assistência humanitária, socorro em desastres e missões de busca e salvamento. Esses recursos são aprimorados por meio de sistemas seguros e interoperáveis em rede, que fornecerão ao Canadá a capacidade de integração total com outros ativos ASW e ISR.
Além disso, o P-8 compartilha grande semelhanças com o Boeing 737NG, o que possui extensa infraestrutura de suporte em todo o mundo. A uniformidade em peças de reposição e treinamento para tripulações e mantenedores reduz os custos substancialmente e permite que os operadores militares disponham deste suporte em todo o mundo. Essa infraestrutura comprovada é a base para fornecer uma capacidade rápida, de baixo risco e baixo custo para o Canadá.
Fonte: Boeing
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO