Acidente com An 26 do governo do Sudão do Sul. Um Antonov 26 operado pelo Ministério da Defesa do Sudão do Sul sofreu um acidente na manhã de ontem (08/02), ao pousar no Aeródromo de Agok, na área administrativa de Abyei, região norte do país, divisa com o Sudão. Nenhuma das 12 pessoas que estavam a bordo sofreu ferimentos.
Com cinco tripulantes, cinco professores e dois seguranças, a aeronave, matrícula SP-402, realizava um voo procedente de Juba, capital do país, com escalas em Rubkona e Ajongthok, transportando documentos (exames escolares) para o Ministério da Educação.
Conforme Kur Kol, Diretor do Aeroporto Internacional de Juba, em uma entrevista à Rádio Eye, ao pousar no Aeródromo de Agok, o avião ultrapassou os limites da pista de pouso, que devido as más condições de conservação, tem muitos buracos, o que teria contribuído para o acidente. “A questão não foi propriamente técnica, a questão foi negligência das autoridades porque havia buracos na pista”, afirmou Kuol para a Rádio Eye.
Apesar de ninguém ter se ferido, o avião ficou seriamente danificado, com a perda de parte externa da asa esquerda.
Procurado pela Rádio Eye, o porta-voz da Força Aérea de Defesa do Povo do Sudão do Sul, Major-General Lul Ruai, disse desconhecer o proprietário do Antonov, e que o mesmo não fazia parte da frota militar. “Não tenho informações sobre a propriedade [do avião], mas acabei de saber que caiu, e não sei quem é o dono”, negou o Major-General Lul Ruai.
Ainda segundo a Rádio Eye, recentemente a Autoridade de Aviação do Sudão do Sul alertou a Força Aérea do país para regularizar o registro de dois aviões Antonov 26, que operavam com matrículas civis estrangeiras em missões militares.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO