Helicóptero Black Hawk voa sem pilotos. Pela primeira vez, o Projeto ALIAS (Aircrew Labor In-Cockpit Automation System) da Agência de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA), realizou um voo com um helicóptero UH-60 Black Hawk sem pilotos a bordo. Em abril do ano passado, outro S-70 Black Hawk, modificado para operação OPV (Veículo Opcionalmente Pilotado), completou um voo sem a atuação do piloto, que estava a bordo e apenas acompanhou a operação.
O voo sem pilotos do Black Hawk OPV, matrícula civil N600PV (ex-UH-60A US Army 79-23298 | c/n 70115), ocorreu em 05 de fevereiro, na área do Exército dos EUA, em Fort Campbell, Kentucky. De acordo com Sikorsky, o helicóptero executou uma missão não tripulada de 30 minutos, demonstrando a sua capacidade de adaptação a uma variedade de ambientes operacionais.
O Black Hawk OPV foi operado com tecnologias autônomas Sikorsky MATRIX, que formam o núcleo do Projeto ALIAS. Essas tecnologias poderão mudar a maneira de como as missões no futuro serão executadas, fornecendo aos pilotos assistência em voos com visibilidade reduzida ou sem comunicações.
O ALIAS foi concebido como uma arquitetura de automação flexível e extensível para aeronaves tripuladas, e que permite operações seguras com tripulações reduzidas, através da facilidade para a incorporação da automação em aeronaves existentes. Esse sistema também oferece uma plataforma para integrar recursos adicionais de automação, de acordo com as necessidades específicas das missões.
“Essa capacidade permitirá que os pilotos alternem, com confiança, entre os modos autônomo ou pilotado em qualquer ponto da missão, com o simples toque de um botão. O ALIAS será capaz de detectar e prevenir automaticamente situações perigosas no voo, que possa levar a um acidente, e consequentemente salvando vidas”, disse Benjamin Williamson, piloto de testes.
Atualmente o Exército dos EUA está estudando possíveis casos para implementar o uso de tecnologias como ALIAS, incluindo as descritas no Programa Future Vertical Lift (FVL). A DARPA informou que planeja realizar no mês que vem, o primeiro voo de um Black Hawk modelo M ‘fly-by-wire’, em Fort Eustis, Virgínia.
“Com cargas de trabalho reduzidas, os pilotos podem se concentrar no gerenciamento da missão. Essa combinação única de software e hardware de autonomia, tornará o voo mais inteligente e seguro”, acrescentou Stuart Young, Gerente de Programa do Tactical Technology Office da DARPA.
Fonte: DARPA
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