Reino Unido compra Falcon 900LX para substituir os Bae 146. Recentemente a Royal Air Force (RAF) anunciou a desativação dos seus quatro jatos de transporte BAe 146 operados pelo 32 Squadron “The Royal” da RAF Northolt. Para substituí-los, o Defence Equipment and Support (DE&S) do Reino Unido, anunciou a aquisição de dois jatos executivos Dassault Falcon 900LX.
As novas aeronaves serão usadas principalmente para transportar membros da família real e funcionários do governo. O DE&S, responsável pelos contratos de compras do Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), informou que a dupla de trijatos custá cerca de GBP 80 milhões. O contrato inclui além da compra das aeronaves, treinamento de tripulantes e a prestação de suporte inicial por dois anos, com opção para mais três anos, se necessário.
O programa dos Falcon da RAF terá duas fases, sendo a primeira a compra dos jatos e a segunda, a conversão militar.
As aeronaves serão de propriedade do MoD, mas inicialmente terão registros civis, e serão operadas por equipes mistas de pilotos da empresa contratada e militares da RAF. O pacote de aquisição contempla o treinamento dos tripulantes técnicos e de cabine da Força Aérea.
Na segunda etapa, será realizada uma licitação para as modificações militares nas aeronaves, prevista para iniciar em abril de 2024. Os jatos serão equipados com suítes de contramedidas de proteção, equipamentos de comunicações táticas, entre outras modificações. Somente após essa conversão é que os novos Da 900LX da RAF passarão para o Registro de Aeronaves Militares.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO