Exército encontra no Amapá B-26G acidentado há 77 anos. Um Grupo de Combate (GC) do 34° Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS) – Batalhão Veiga Cabral, sediado em Macapá/AP localizou uma aeronave militar americana acidentada há mais de 77 anos! O GC fazia uma expedição a região da Aldeia Santa Isabel/AP, localizada próximo ao Oiapoque, quando encontrou os destroços de um Martin B-26G Marauder da United States Army Air Force (USAAF), com o apoio da comunidade indígena local.
Grupo formado por um Tenente, três Sargentos, quatro Cabos e três Soldados localizaram os restos da aeronave que se acidentou em 25 de janeiro de 1945, quando o mundo vivia os últimos meses da II Grande Guerra. O Exército já havia realizado uma busca em 2012 por esta aeronave, mas não havia obtido sucesso.
“Nós fizemos um bom contato com a população local, onde fomos muito bem recebidos pelo pessoal da aldeia. Deixamos a nossa embarcação militar e pegamos algumas canoas pequenas que eles chamam de ‘casco’ para poder conseguir se aproximar da montanha. O caminho é uma selva alagada, tem muitas árvores. Só dá de passar com essas canoas”, informou um dos militares envolvidos na missão.
A expedição foi realizada de 27 a 31 de janeiro e foram necessários três dias de buscas na selva, que contaram com auxílio de pelo menos três indígenas da região, para localizar o B-26.No local foram encontrados alguns destroços da fuselagem, partes da calda, asas e uma metralhadora Cal. .50. A época do acidente o Brasil apoiava o esforço de guerra dos Aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e várias bases brasileiras eram usadas por aeronaves americanas. A mais famosa, sem dúvida, foi Parnamirim em Natal, mas no norte do país, base como a Belém e a Base Aeronaval do Amapá, também eram pontos de apoio para as aeronaves durante a guerra, sejam em missões de guerra, sejam em missões logísticas.
O Martin Marauder em questão era o Martin B-26G-25-MA Marauder 44-68105 (c/n 9557) pertencente ao Air Transport Command (ATC), que acidentou-se em 25 de janeiro de 1945, quando fazia um voo de Atkinson Field, na então Guiana Britânica (hoje República da Guiana) para Belém do Pará no Brasil. A aeronave desapareceu e caiu menos de uma hora após decolar já em territorio brasileiro. Todos os cinco tripulantes morreram. Eram eles o 1st Lt Theodore T Handley (Piloto); 2nd Raymond J Carson (Co-piloto); F/O James E Johnson Jr (Navegador); Cpl James W Bodin (Radio-Gunner) e o Sgt Wesley W Fulton (Engineer-Gunner).
O Martin B-26 foi um bombardeiro de médio porte bimotor americano que foi amplamente usado durante a Segunda Guerra Mundial. Um total de 5.288 foram produzidos entre fevereiro de 1941 e março de 1945 pela Glenn L. Martin Company nas plantas de Baltimore, Maryland e Omaha, Nebraska. O B-26 Marauder foi usado principalmente na Europa, mas também entrou em ação no Mediterrâneo e no Pacífico, e, esteve em todos os cenários da II GM. Foi empregado pelos EUA (USAAF) – principal operador, mas também pelo Reino Unido (RAF), França e África do Sul (SAAF) durante a II Grande Guerra. Foi produzido basicamente nas versões B-26A/B/C/D/E/F/G.
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