EUA doam helicópteros UH-60M à Croácia. O governo dos Estados Unidos entregaram no dia 3 de fevereiro dois helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk para a Croácia, que está envolvida em uma corrida armamentista com a vizinha Sérvia, aliada da Rússia, em meio a crescentes tensões na região dos Balcãs.
A Croácia deve receber quatro helicópteros UH-60M, sendo dois adquiridos pelo país por HRK360 milhões (US$ 55 milhões) e dois doados pelo governo dos EUA, entregues dia 3, Juntamente com outros equipamentos, peças de reposição, armas, treinamento e suporte, O valor estimado do (FMS) para os quatro helicópteros é de US$ 115 milhões. Eles forma matriculados de 230 a 233 e irão operar pela Croatian Air Force. OS dois outros UH-60M chegam ainda este ano, fabricados pela subsidiária polonesa da Sikorsky a PZL.
A Embaixada dos EUA na capital croata Zagreb disse que os helicópteros multifunção UH-60M doados contribuirão para as crescentes capacidades de defesa e prontidão militar da Croácia em apoio à OTAN.
“O Black Hawk fornece capacidades em uma variedade de missões possíveis, desde operações especiais até transporte tático de tropas e evacuação aeromédica”, disse o Encarregado de Negócios dos EUA, Mark Fleming, durante a chegada dos helicópteros a bordo de um cargueiro C-17A da USAF a Zagreb. “A Croácia ganhou a reputação de aliado da OTAN, e a introdução dos Black Hawks aumentará ainda mais as capacidades das Forças Armadas croatas”, disse Fleming .
O ministro da Defesa, Mario Banozic, agradeceu aos Estados Unidos pela doação. “Representa um teste de relações fortes, amistosas e aliadas, que progridem a cada ano”.
No mês passado, a Croácia chegou a um acordo com os Estados Unidos para a compra de 89 veículos de combate Bradley como parte da cooperação com Washington e planeja, como membro da OTAN, formar uma brigada de infantaria. A Croácia, que também é membro da União Europeia, concordou no ano passado em comprar 12 caças Rafale da França.
A Sérvia, que estava em guerra com a Croácia na década de 1990 por causa de sua secessão da Iugoslávia liderada pelos sérvios, ultimamente vem se armando principalmente com aviões de guerra russos e chineses. Nos últimos meses, a Rússia entregou 30 tanques e 30 veículos blindados de transporte para a Sérvia.
Apesar de buscar formalmente a adesão à UE, a Sérvia tem se recusada alinhar-se totalmente com o com o bloco dos 27 da UE e, paralelamente, trabalhou para fortalecer as relações com a Rússia e a China. Enquanto a Croácia se mantém firme ao lado de seus aliados da OTAN nas tensões Rússia-Ucrânia, a Sérvia disse que permanecerá neutra.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS