1º CH-47F do Exército Espanhol é entregue. O primeiro helicóptero Boeing CH-47F Chinook da Aviação do Ejército de Tierra ou Exército Espanhol (FAMET – Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra) foi entregue ao Exército em uma cerimônia realizada no Quartel General das Forças Aeromóveis do Exército (FAMET) em Colmenar Viejo, Madrid. O CH-47F, matrícula HT.17-20 (ET-420), foi entregue ao 5º Batalhão de Helicópteros de Transporte (BHELTRA V – Batallon Helicopteros de Transporte V).
O ET-420 é parte de uma encomenda feita em 2018 ao custo de US$ 1,3 bilhão a Boeing para converter 17 CH-47D do FAMET em CH-47F, trabalho realizado em Ridley Park – Pensilvânia – Estados Unidos. O ET-420 chegou a Espanha em 25 de novembro passado vindo da Ridley Park, e desde então, estava em fase de montagem e testes.
“Temos o prazer de comemorar este importante marco com o Exército Espanhol”, disse Heather McBryan, diretora de desenvolvimento de negócios dos programas Boeing Cargo Helicopters e Future Vertical Lift. “O Chinook continua superando as expectativas de nossos clientes e o modelo F fornecerá à Espanha uma aeronave avançada e confiável desde a entrega até a manutenção”.
Com mais de 950 aeronaves em serviço com 20 operadores internacionais, incluindo oito países da OTAN, o Chinook oferece a combinação certa de recursos atuais e futuros para atender às necessidades dos clientes, incluindo uma base de fornecimento global para disponibilidade de peças 24 horas por dia, 7 dias por semana. interoperabilidade internacional imediata e procedimentos de manutenção otimizados.
A Espanha foi a primeira operadora estrangeira do helicóptero pesado Chinook, recebendo os primeiros CH-47C em 1973. Passados 48 anos, a saga continuará com o “Foxtrot”, que vem substituir os antigos “Deltas”, que lentamente cederão o lugar para a nova versão do lendário Chinook.
@FFO