Atraso na produção dos novos F-16 Viper para a Bulgária. A entrega de oito novos caças Lockheed Martin F-16 Block 70 Fighting Falcon para a Força Aérea da Bulgária (BUAF), deve ser adiada por “vários meses” devido à pandemia de Covid-19. A informação é do Ministro da Defesa da Bulgária, Stefan Yanev, divulgada em 25 de janeiro, durante uma audiência no Comitê de Defesa do Parlamento búlgaro.
De acordo com o ministro Yanev, o fabricante disse que os atrasos na cadeia de suprimentos estariam afetando todos os clientes de novos F-16 Block 70 “Viper”. Ele disse que o atraso poderá ser de “meses”, mas acrescentou que a nova programação de entrega dos caças será conhecida na segunda quinzena de fevereiro, quando uma delegação dos EUA deve chegar a Sofia para discutir o programa búlgaro.
Em abril de 2020, o governo da Bulgária anunciou a assinatura de um contrato de US$ 512 milhões com a norte-americana Lockheed Martin, envolvendo a aquisição de um lote inicial de oito caças F-16V Bloco 70 para reequipar a Força Aérea. Os novos caças seriam entregues entre 2023 e 2024, o que não será cumprido. Negociações para um segundo lote com oito caças adicionais foi iniciado em agosto do ano passado, mas com essa nova situação, ela também ficará congelada.
Os novos F-16V búlgaros irão substituir cerca de uma dúzia de envelhecidos MiG-29A/UB, operados pelo 1º Esquadrão de Caça da 3ª Ala, com sede na Base Aérea Graf Ignatievo (LBPG). Esses antigos caças da era soviética vem apresentando baixa disponibilidade operacional, por conta da falta de componentes e atrasos nos reparos.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO