A National Aeronautics and Space Administration (NASA) e a General Atomics Aeronautical (GA-ASI) Systems fizeram um importante teste no dia 3 de abril de 2020 ao voar com um Sistema Remotamente Pilotado (UAS – Unmanned Aircraft Systems) MQ-9B SkyGuardian nos céus do sul do estado americano da Califórnia, como parte de uma demonstração conjunta do projeto de integração e operacionalização de sistemas ou SIO (Systems Integration and Operationalization).
O SIO já acumula várias demonstrações de voo com foco em diferentes tipos de aeronaves não tripuladas (UAV) e seus respectivos ambientes de voo. A GA-ASI e a NASA trabalham em colaboração desde 2014 para provar que é seguro voar com UAV dentro do chamado Espaço Aéreo Nacional (National Airspace System – NAS) americano.
Em outras palavras, operacionalizar o uso de drones em aéreas de trafego aéreo regular visando realizar uma variedade de serviços comerciais e públicos, como inspeções da infraestrutura ferroviária, de linhas de energia, de linhas de comunicação, monitoramento agrícola, levantamentos topológicos, além de monitoramento de incêndios, inundações e rodovias.
O voo partiu das instalações da GA-ASI em Gray Butte, perto de Palmdale, Califórnia. O SkyGuardian voou pelo no sul da Califórnia em direção a Yuma, Arizona, operado por um piloto baseado em Gray Butte. O voou foi calçado no Sistema Detectar e Evitar (DAAS – Detect and Avoid System) desenvolvido pela GA-ASI para fornecer conhecimento situacional do tráfego aéreo próximo ao MQ-9. O DAAS inclui um sistema de alerta e prevenção de colisão (TCAS II – Traffic Collision Avoidance System II) usado em aeronaves tripuladas que voam no espaço aéreo civil. Os parceiros da GA-ASI na demonstração incluíram a Honeywell – forneceu o TCAS II para o DAAS e a Collins Aerospace, ao qual pertencem os rádios e datalink.