C-130J da RAF encerra missão de lançamentos aéreos na Antártida. A Royal Air Force (RAF) informou que o seu C-130J Hércules destacado temporariamente nas Ilhas Falkands, encerrou nesta semana as missões de lançamentos aéreo de cargas no Continente Antártico. De acordo com o comunicado de 25 de janeiro, foram realizadas sete missões de lançamentos em apoio à British Antarctic Survey.
Conforme noticiamos, o C-130J, matrícula ZH868, operado pelo 47 Squadron, chegou na Base Aérea RAF Mount Pleasant, nas Falklands (MPN/EGYP), no último dia 13 de janeiro, em um voo inciado cinco dias antes na RAF Brize Norton, UK (BZZ/EGVN), sede do Esquadrão, com escalas técnicas e pernoites em Gibraltar, UK; Dakar, Senegal; Recife e Rio de Janeiro, no Brasil.
Os voos de lançamentos aéreos fazem parte do Exercício Austral Endurance, que reúne a bordo do C-130J além dos militares do 47 Sq da RAF, Especialistas em Cargas Aéreas (Air Despatchers) do Royal Logistic Corps do British Army (Exército Britânico).
O objetivo das missões era fornecer suprimentos para suporte as pesquisas científicas dos membros do British Antarctic Survey no Continente Gelado. Decolando de RAF Mount Pleasent, cada um dos voos teve mais de 10 horas de duração, e serviu para treinamento de longo alcance dos tripulantes técnicos do 47 Sq, que tiveram apoio de reabastecimento em vo (REVO) de um Airbus A330MRTT Voyager (matrícula ZZ333), baseado nas Falklands.
“É um grande privilégio para o 47 Squadron poder ajudar nossos amigos do British Antarctic Survey com sete missões de lançamento aéreo de longo alcance para reabastecê-los com equipamentos essenciais para suas pesquisas. O exercício Austral Endurance oferece um excelente treinamento para a tripulação do C-130J, mas não teria sido possível este ano sem o apoio do Mount Pleasant Complex, do avião-tanque Voyager e da Royal Logistic Corps Air Despachers”, disse o Comandante de Ala, James Sjoberg Oficial Comandante No. 47 Squadron RAF.
Nota RFA: o C-130J ZH868 deve deixou a RAF Mount Pleasant na manhã de sexta-feira (28/01), iniciando o voo de retorno para o Reino Unido, realizando escalas no Brasil e na África.
Fonte: RAF
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO