Marinha Paquistanesa incorpora dez Sea King recebidos do Qatar. A Marinha Paquistanesa (PN – Pakistan Navy), comissionou oficialmente os dez helicópteros Westland WS-61 Sea King, recebidos em doação do governo do Qatar. Uma cerimônia que contou com a presença do presidente do Paquistão, Arif Alvi, foi realizada em 24 de janeiro, na base naval PN Dockyard, em Karachi.
Os helicópteros serão operados pelo Esquadrão 111 “Sharks”, especializado em guerra antissubmarino (ASW) e transporte de tropas, cuja base fica na Estação Naval Mehran, localizada no Aeroporto de Karachi/Sharea Faisal.
Os dez WS-61 recebidos em doação compreendem sete unidades da versão Mk. 3, que podem ser armados com mísseis AM-39 Exocet para guerra antissubmarino (ASW), e três da versão Mk. 2 Commando, para transporte tático de tropas. Cabe ressaltar que nem todas dez células serão colocadas em condições de voo, sendo que algumas serão usadas como fornecedoras de componentes (spare) para o restante da frota operacional.
O britânico Westland Sea King é uma versão do norte-americano Sikorsky S-61, produzida sob licença pela Westland Helicopters. A principal diferença do modelo produzido no Reino Unido para a versão americana, são os motores Rolls-Royce Gnome, derivados do General Electric T58 dos EUA, além dos sistemas de guerra antissubmarino fabricados na Grã-Bretanha e um sistema de controle de voo totalmente computadorizado. O Sea King foi projetado principalmente para realizar missões ASW, e uma variante foi adaptada pela Westland para o transporte de tropas, conhecida como “Commando”.
Quatro Sea King voaram em formação sobre a cerimônia na PN Dockyard, sendo um Mk. 2 Commando (matrícula 57) e três Mk. 3 ASW (50, 54 e 56).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO