Helicóptero IH-6B do EsqdHI-1 realiza missões no litoral baiano. O 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) da Marinha do Brasil (MB), realizou missões operacionais no litoral baiano, utilizando a aeronave IH-6B (Bell 206 JetRanger III), matrícula N-5054.
Instruções com o Comando do 2° Distrito Naval
Em 11 de janeiro, o EsqdHI-1 realizou exercícios em apoio à Operação Verão envolvendo as Organizações militares do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN). Foram realizadas fainas de transferência de carga (PICK-UP) com a Corveta Caboclo e o Navio Patrulha Gravataí, ambos do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (GPNEST), em proveito do adestramento das Equipes de Manobra e Crache (EQMAN) dos navios.
No mesmo dia foram realizados exercícios de PICK-UP e reabastecimento vertical de carga (VERTREP) com os militares que compõem a EQMAN da Base Naval de Aratu (BNA), contribuindo para a manutenção do adestramento e extensão de suas qualificações dos militares dos navios e da BNA.
Inspeção Naval
Em proveito da Operação Verão, em Salvador (BA), o EsqdHI-1 realizou voos de Inspeção Naval, em Apoio à Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e nas proximidades de Morro de São Paulo.
A aeronave IH-6B operou a partir da Base Naval de Aratu e com a presença de um Inspetor Naval realizou sobrevoo no litoral de Morro de São Paulo, Ilha de Tinharé e Ilha de Boipeba, com o objetivo de verificar possíveis irregularidades envolvendo as embarcações e construções.
A missão proporcionou ao Esquadrão a oportunidade de atuar na vertente da autoridade marítima, contribuindo com a segurança do tráfego aquaviário, bem como a salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica nas áreas de responsabilidade do Comando do 2° Distrito Naval (Com2°DN).
Procissão de Bom Jesus dos Navegantes
No primeiro dia de 2022, o EsqdHI-1 participou da tradicional Procissão de Bom Jesus dos Navegantes, realizada no interior da Baía de todos os Santos.
A celebração, que é uma tradição secular do povo baiano, aconteceu na região da Cidade Baixa e começou no dia anterior, 31 de dezembro, quando a imagem de Bom Jesus deixou a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem em direção à basílica de Nossa Senhora da Conceição.
O Esquadrão teve a oportunidade de participar da festa que é uma das mais tradicionais da devoção baiana e faz parte do calendário de festas populares da Bahia.
Fonte: MB/ComForAerNav
@FFO