KC-X3: FAB abre licitação para comprar dois Airbus A330. O projeto KC-X3 já tem um vencedor: a Airbus. A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou no Diário Oficial da União de hoje – 27/01, uma licitação internacional para compra de dois Airbus A330-200 em configuração civil para reequipar o 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, sediado na Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro/RJ. É a primeira etapa de um projeto cujo objetivo final é a futura conversão destes A330-200 em aeronaves de transporte e reabastecimento em voo estratégico A330 MRTT – Multi-Role Tanker Transport, que serão designados na FAB como KC-30.
Abaixo o extrato da licitação 67102.220004/2022-59, cuja a responsável será a Comissão Brasileiros em Washington (CABW). As aeronaves devem ter sido fabricadas depois de 01 de janeiro de 2014 e serem compatíveis com a conversão para o padrão MRTT.
Os C-30, como serão designados inicialmente na FAB, vem para substituir o único C-767 FAB 2900, arrendado em maio de 2016, e que em julho de 2019, foi devolvido ao locatário, deixando o 2º/2º GT, desde então, sem aeronaves. Desde 15 de julho de 2019, o 2900 está estocado na Lackland AFB (SKF) da USAF, em San Antonio/TX.
O Projeto KC-X3 teve início no primeiro semestre de 2020, onde Comando de Preparo (COMPREP) fez um análise de suas necessidades operacionais e constatou que não tinha em seu inventário uma aeronave estratégica de transporte e reabastecimento em voo. Em cima desta NOP (Necessidades Operacionais) foi iniciada uma análise do mercado, visando gerar um RFI (Request For Information). Dentro dos requisitos da FAB, duas aeronaves foram escolhidas como candidatas ao KC-X3: o Airbus A330 MRTT e o Boeing KC-46A, que também possui a versão KC-767 MMTT, convertida a partir de uma célula civil.
Em 10 de maio de 2021 o Diário Oficial da União (DOU) publicou o Despacho Decisório número 12/GM-MD assinado pelo Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, autorizando o COMAER a adquirir duas aeronaves de transporte e reabastecimento estratégico usadas no mercado internacional, sem necessidade de compensação comercial. Esta autorização culminou com a licitação aberta hoje.
A conversão para a versão MRTT será alvo de um novo contrato, no qual as aeronaves serão enviadas para a planta da Airbus em Gerafe – Espanha. Segundo a Airbus, em média, o processo e conversão para MRTT de uma aeronave green leva 18 meses. Bem provável que a versão FAB, empregue três pontos de REVO, todos no sistema probe and drogue, sendo dois nas asas – Cobham 905E (Under-wing pod 905E) um na linha central traseira da fuselagem – o Cobham FRU-805E (Fuselage Refuelling Unit 805E). O 905E é da mesma família de pods usados no KC-390. Quando convertido em MRTT eles serão designados na FAB como KC-30.
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