Primeiro voo do F-16AAF da TOP ACES. O departamento ‘Red Air’ (Aggressor) da empresa agressora canadense Top Aces, com sede em Mesa/Arizona – EUA, anunciou que o primeiro voo do Lockheed Martin (General Dynamics) F-16AAF matriculado N854TA (c/n 6V-15) foi realizado a partir do aeroporto Phoenix–Mesa Gateway (KIWA) no dia 18 de janeiro de 2022. A Top Aces é uma empresa privada especializada em treinamento de combate dissimilar.
O caça é o primeiro de uma série de 29 F-16A/B “Netz” adquiridos em dezembro de 2020 da Heyl Ha’Avir (IAF – Israeli Air Force), que estão atualizados para o que a Top Aces chama de F16 Advanced Aggressor Fighter (F-16AAF). O novo F16AAF recebeu o Advanced Aggressor Mission System (AAMS) desenvolvido pela Top Aces em seu Centro de Excelência F-16 em Mesa. Com esta atualização, o F-16AAF é capaz de replicar as capacidades mais avançadas de seus oponentes contemporáneos em combate ar-ar. Combinando a potência e os aviônicos do F-16 com o AAMS, ele fornece a solução de treinamento mais realista e econômica para os caças de quinta geração dos Estados Unidos e aliados.
O N854TA é ex-IAF 129 (78-0322), sendo F-16A-10-CF Netz, que chegou a Meza no primeiro lote de quatro F-16 em 28 janeiro de 2021, a bordo do An-124-100 UR-82029, da companhia ucraniana Antonov Airlines (Antonov Design Bureau). Além do F-16A 129, estavam mais dois F-16A-10-CF (IAF 220 e 250) e o F-16B-10-CF (matrícula 017). Um segundo lote foi entre em julho de 2021. O N854TA, foi o primeiro de seu lote a voar sob licença comercial em 18 de maio de 2021. Este F-16A participou da Operação Ópera, o ataque a usina nuclear do Iraque em 1981.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS