Chile teria adquirido três E-3D Sentry do Reino Unido. O Editor do UK Defense Journal, George Allison, recebeu uma informação de fonte segura, de que o governo chileno teria adquirido três Boeing E-3D Sentry AWACS, aposentados pela Royal Air Force (RAF).
A notícia publicada pelo jornalista, cita como fonte uma pessoa “muito próxima” aos assuntos referentes ao destino dessas aeronaves de Controle Aéreo e Alerta Antecipado. Allison disse que procurou o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) em busca mais detalhes sobre a informação, mas até o momento não obteve retorno.
Ontem (19/01) publicamos uma nota, onde o site UK Defense Journal, havia obtido com exclusividade, a informação de que o governo do Chile estaria interessado em comprar as aeronaves AWACS aposentadas pela RAF.
A RAF operou uma frota de sete Sentry AEW.1 (designação da RAF), que foram gradualmente desativados, para ceder lugar aos novos vetores E-7A Wedgetail, de vigilância e inteligência eletrônica. As duas primeiras aeronaves estão em processo de conversão e deverão recebidas em meados de 2023. Leia aqui mais detalhes dos futuros E-7A da RAF.
Em 30 de junho de 2021, a Marinha dos Estados Unidos anunciou a compra do E-3D ex-RAF (ZH104) por US$ 15 milhões, para ser usado no treinamento de tripulantes dos seus Boeing E-6B Mercury. Com a similaridade entre as duas plataformas (fuselagem, motores, cockpit, etc), a US Navy pretende reduzir o desgaste das suas células de E-6B, aumentando a sua disponibilidade operacional.
A última missão operacional de um E-3D Sentry da RAF foi realizada em 30 de julho de 2021, pela aeronave ZH103 do 8 Squadron, em uma surtida da Operação Shader, sobre o Iraque. O ZH103 foi oficialmente desativado em 04 de agosto de 2021.
Frota legada de Boeing E-3D Sentry da Royal Air Force
ZH101 “Doc” (c/n 24109)
ZH102 “Dopey” (c/n 24110)
ZH103 “Happy” (c/n 24111)
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – vendido para a USN
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113)
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114)
ZH107 “Bashful” (c/n 24499)
Caso a Força Aérea Chilena (FACh) receber os E-3D Sentry, eles muito provavelmente substituirão o seu único vetor AEW, o Boeing EB-707-385C “Cóndor”, operado pelo Grupo de Aviación nº 10, e que vem sofrendo com problemas de disponibilidade.
Na América do Sul, além do Chile, somente a Força Aérea Brasileira tem a capacidade de realizar missões de alerta aéreo antecipado e controle, através dos seus Embraer E-99M,operados pelo 2º/6º GAV.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO