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Governo mexicano poderá oferecer o seu Boeing 787 presidencial para fretamentos turísticos

17 de janeiro de 2022
Governo mexicano poderá usar o seu 787 presidencial em voos turísticos (Foto: Atsushi Yoshioka).
Governo mexicano poderá oferecer o seu Boeing 787 presidencial para fretamentos turísticos (Foto: Atsushi Yoshioka).

Governo mexicano poderá oferecer o seu Boeing 787 presidencial para fretamentos turísticos. Há mais de três anos, o governo mexicano tenta – sem sucesso – se livrar do seu Boeing 787 Dreamliner presidencial. Na última reviravolta, o presidente Andrés Manuel López Obrador considera oferecê-lo em fretamentos turísticos ou trocá-lo por helicópteros para combate a incêndios.

Essa estória começa em novembro de 2012, quando o então presidente mexicano Felipe Calderón, no último mês de mandato, assina a compra de um Boeing 787 utilizado pelo fabricante como aeronave de testes. Matriculado N787ZA (c/n 40695), o jato foi o sexto 787 a deixar a linha de produção da Boeing.

Após um extenso trabalho de padronização de exterior e interior, realizado em Dallas-Love Field, Texas, EUA, em 03 de fevereiro de 2016 o 787, agora rematriculado XC-MEX/TP-01, foi entregue para Coordinación General de Transportes Aéreos Presidenciales (CGTAP), da Força Aérea Mexicana (FAM).

XC-MEX operando em missões presidenciais em 2017 (Foto: Daniel P.).
XC-MEX operando em missões presidenciais em 2017 (Foto: Daniel P.).

O então presidente Enrique Peña Nieto, utiliza o novo jato presidencial durante todo o seu mandato. A última missão oficial do Boeing 787 foi em 30 de novembro de 2018, no voo de retorno de Buenos Aires, Argentina, ao final da Cúpula do G-20.

Uma das promessas de campanha do então candidato à presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, foi a venda de jatos executivos operados por órgãos do governo federal, entre eles o grandioso 787.

Assim, em 01 de dezembro de 2018, o novo presidente Obrador assinou a extinção do CGTAP como unidade aérea independente, passando a ficar subordinada ao recém formado 6º Grupo Aéreo, que passa a supervisionar a transferência dos ativos aéreos presidenciais. Todas as aeronaves e helicópteros que serviam à Presidência da República foram transferidas para Esquadrões Operacionais da FAM, ou foram colocados à venda em leilões. Desde então, o novo presidente utiliza voos comerciais em seus deslocamentos.

Em 2015, o 787 mexicano, com as marcas cobertas, antes de ser entregue (Foto: AircraftVideos).
Em 2015, o 787 mexicano, com as marcas cobertas, antes de ser entregue (Foto: AircraftVideos).

Quarenta e oito horas depois da extinção do CGTAP, em 03 de dezembro de 2018 o Dreamliner recebeu a matrícula operacional FAM 3523, e foi enviado para armazenamento no deserto em Victorville, Califórina, EUA.

Durante a FAMEX 2019, o principal evento aeronáutico do México, realizado de 24 a 27 de abril daquele ano, no Aeroporto de Santa Lucia, um total de 72 aeronaves e helicópteros das forças armadas e agências governamentais estavam à venda, incluindo o 787, um Boeing 757, um Boeing 737-300 e muitos jatos executivos. Nenhum dos aviões oferecidos foram vendidos na Feira.

Sem conseguir encontrar um comprador nos EUA, e com os altos custos para manter o 787 estacionado em Victorville, o governo mexicano trás o jato de volta ao país para tentar vendê-lo em leilão localmente.

Sob a bandeira do INDEP (Instituto para Devolver al Pueblo lo Robado), a partir de janeiro de 2020, o governo Obrador realiza leilões com lotes de aeronaves do governo, adquiridas com a “má gestão de fundos estatais realizadas por governos anteriores”. Da mesma forma, o atual governo afirmaram repetidamente que a FAM não receberá nenhum tipo de aeronave durante o o seu mandato, que terminará em 30 de novembro de 2024.

FAM 3253 preservado em Victorville em 2019 (Foto: Jonanthan Francis).
FAM 3253 preservado em Victorville em 2019 (Foto: Jonanthan Francis).

Exultante, em junho de 2020, o presidente López Obrador anunciou um possível comprador para o Boeing 787, sem informar detalhes. Dias antes, a aeronave havia retornado para Victorville, onde passou por uma revisão e fez um voo de testes. Foi estipulado que a aeronave seria entregue para o novo proprietário em setembro de 2020, o que nunca ocorreu. Um mês após o anúncio da venda, o 787 retornou discretamente para a Cidade do México. Inconformado, o presidente chegou a anunciar que o luxuoso jato presidencial seria rifado!

Enquanto isso, o governo obtém sucesso em leilões de helicópteros Aerospatiale AS332 Super Puma e Eurocopter EC225, além de um Cessna 680, um Boeing 737-300 e do Boeing 757, o que acendeu as esperanças de vender o 787.

Sem destino definido, entre os meses de maio e dezembro de 2021, o indesejado 787 Dreamliner mexicano novamente visitou Victorville, nos EUA.

Incapaz de encontrar um comprador para o antigo 787, na última quarta-feira (12/01), o presidente anunciou as suas mais novas opções: oferecer o jato para voos fretados de luxo para pontos turísticos mexicanos, sob a gerência de uma empresa estatal, ou trocá-lo por helicópteros de combate à incêndios! A saga continua…..

Fonte: Scramble Magazine

@FFO

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