UAV turco Anka-NG quebra recorde de permanência em voo. A Turkish Aerospace Industries (TAI), fabricante de uma série de veículos aéreos não tripulados (UAV), publicou nas suas redes sociais a quebra de um novo recorde. Um dos seus UAV de longo alcance da família “Anka”, realizou uma missão ininterrupta de 30 horas e 30 minutos em voo.
Em um post feito pela TAI na sua conta no Twitter, a empresa disse: “Uma nova conquista alcançada pelo Anka! Ele quebrou o recorde de voo mais longo, ao fazer uma missão de 30 horas e 30 minutos em uma única surtida!”
Não foi informado qual versão do UAV Anka realizou o feito, mas a mídia especializada afirma que seria o novo modelo Anka Next Generation (Anka-NG), que está sendo produzido pela TAI. De acordo com o portal turco Savunmasanayist, em junho de 2021 a fabricante entregou para a Força Aérea da Turquia ( TuAF) os dois primeiros Anka-NG, sendo que um deles foi matriculado “049”.
Quando comparado com a versão atual em produção, o Anka-S, a nova versão tem um novo desenho do perfil asa. Enquanto o Anka-S tem uma capacidade de carga útil de até 250 kg e autonomia para voar até 24 horas sem reabastecimento, o Anka-NG tem uma capacidade de carga útil de 350 quilos e uma autonomia superior a 30 horas de voo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO