Piloto de F-16 da USAF se aposenta ao completar 60 anos. A maioria das pessoas nas forças armadas americanas pensa em seus empregos como uma sentença de pelo menos 20 anos. Você faz o tempo para obter a aposentadoria. Para o Tenente-Coronel Joseph “Hooter” Feheley, foi um sonho tornado realidade. Tanto que o levou a uma carreira de de 33 anos, voando cerca de 5.000 horas de voo. Servindo em todas as campanhas militares desde a Operação Tempestade no Deserto em 1991, a aposentadoria de Feheley veio aos 59 anos e 364 dias de idade! Ou seja, no dia do seu aniversário de 60 anos!
Ele fez seu último voo a bordo do Lockheed Martin F-16C AF 86-0267 do 93rd FS – Makos da Homestead AFB em 10 de dezembro de 2021 “Se eu quisesse fazer um trabalho diferente, poderia ter saído”, disse Feheley. “Conquistei minha aposentadoria e todas essas coisas anos atrás. Mas quando você acorda de manhã fazendo algo que ama fazer, por que mudar isso?”
Seu primeiro emprego foi como jovem corretor da bolsa em Miami, mas Feheley sabia que queria mais. Ele decidiu fazer aulas de voo localmente e rapidamente percebeu que tinha paixão pelo ofício. Enquanto ele continuava a voar como apenas um hobby, ele compareceu à reunião da faculdade, e um antigo colega de classe mencionou o potencial de uma carreira militar para ele, e Feheley sabia que tinha que tentar.
Ele ingressou na Força Aérea em 1988 com a esperança de se tornar um piloto de F-16 Fighting Falcon. Infelizmente, na época, a posição para aquele caça não estava disponível, então ele começou a treinar para o A-10 Warthog. Ele voou no A-10 de 1990 a 1994, quando foi aceito para sua cobiçada posição de piloto de F-16.
Então, depois de 20 anos pilotando sua aeronave favorita, o que o fez continuar? “O trabalho,” disse Feheley. “É realmente aquele garotinho que nunca tem que crescer. Você pode brincar com os brinquedos mais legais da face da terra.”
O Tenente-Coronel David Sproehnle, comandante do 93rd Fighter Squadron (93rd FS), dá crédito à habilidade de Feheley e atesta por que ele teve uma carreira tão longa e bem-sucedida. “Ele conhece bem seu trabalho, pode executá-lo, mas ainda assim é humilde”, disse Sproehnle. “Sua capacidade de adaptação foi o que permitiu isso. Trocar de avião, acompanhar todas as mudanças nas táticas, todas as armas diferentes, todos os sistemas diferentes, que evoluem constantemente, ele realmente cresceu com o avião.”
Feheley também credita as pessoas com quem trabalhou e a aeronave.
“As pessoas no esquadrão são o motivo de você ficar, e as coisas que você lembra”, disse ele “Você começa por uma honra nacional onde você quer fazer algo pelo seu país, e então você percebe, ‘uau’, é muito legal voando aviões, são as pessoas que te mantêm aqui por 33 anos.”
Feheley disse que é a liberdade que o jato oferece que o ajudou a aproveitar sua carreira e seu tempo nas forças armadas. A flexibilidade e o aspecto dinâmico da aeronave o mantiveram fascinado por tudo, incluindo seu último voo e data de aposentadoria em 10 de dezembro de 2021.
“Estou orgulhoso e honrado por ter servido com alguém que ‘esteve lá, fez isso’”, disse Sproehnle. “Ele serviu nosso país por muito tempo e deve ser considerado um herói pelo que fez.”
Fonte: Homestead AFB
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