• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

França testa futuro motor do FCAS/SCAF

14 de janeiro de 2022
França testa futuro motor do FCAS/SCAF. Variante do M88 etá sendo estado como provável motor do NGF (Foto: DGA).
França testa futuro motor do FCAS/SCAF. Variante do M88 etá sendo estado como provável motor do NGF (Foto: DGA).

França testa futuro motor do FCAS/SCAF. A França realizou testes de um protótipo de motor para o New Generation Fighter (NGF) ou caça de nova geraçao, que está desenvolvendo com a Alemanha e a Espanha como parte do Future Combat Air System (FCAS)/Système de Combat Aérien Futur (SCAF).

A Direction générale de l’armement (DGA) anunciou em 10 de janeiro que havia concluído com sucesso um teste de solo de um protótipo de motor sob o programa designado como Turenne, usando um motor derivado do Snecma M88, que atualmente equipa os caças Dassault Rafale.

“No final de 2021, a Direção-Geral de Armamento [DGA] concluiu um grande teste para o desenvolvimento do próximo motor de caça do projeto FCAS/SCAF (NGF). Como parte do projeto de tecnologia de defesa Turenne liderado pela DGA, um protótipo derivado do motor a jato de caça Rafale foi testado na bancada de testes”, informou a DGA.

Lançado em 2015 pela DGA e confiado à empresa Safran, o programa Turenne é composto por duas fases. A primeira fase durou 5 anos, que sob a supervisão da DGA Project Engineering criou, produziu e testou digitalmente com apoio da Balard em Paris, um conceito inovador de turbina usando processos modernos, o que incluiu modelagem digital escalável, simulações digitais 3D, design digital de novas ligas metálicas , protótipos em manufatura aditiva. Esta turbina revolucionária também foi objeto de pedidos de patentes internacionais, com engenheiros da DGA como co-inventores!

A segunda fase, iniciada em 2019, permitiu o teste de campo do protótipo utilizando a técnica Thermocolor, com o objetivo de comparar o mapeamento térmico obtido em um ambiente real com os dados das simulações realizadas digitalmente na primeira fase.

Este teste é específico, Thermocolor, usa uma técnica que requer tinta sensível ao calor; aplicado às pás da turbina de alta pressão do motor, permitindo assim medir a temperatura por meio de uma mudança de cor. Esta tinta é muito frágil: devido à sua composição, só pode sofrer um único estresse térmico. Em seguida, ela perde suas propriedades. Portanto, esse tipo de teste é muito raro; o mais recente testes similar feito pela DGA remonta a 2010.

Ao mesmo tempo, o centro de experiência e testes aeronáuticos da DGA Techniques em Balma, perto de Toulouse, está trabalhando com a Safran no desenvolvimento de novos materiais cerâmicos resistentes a altas temperaturas. Nos próximos anos, também realizará testes em materiais metálicos de nova geração que permitirão caracterizar sua resistência.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login