• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

BAE vai substituir os rádios AN/ARC-190 americanos

14 de janeiro de 2022
BAE vai substituir os rádios AN/ARC-190 americanos (Foto: Robins AFB).

BAE vai substituir os rádios AN/ARC-190 americanos. O Electronic Warfare and Avionics Program Office do Air Force Life Cycle Management Center (AFLCMC) sediado na Robins Air Force Base, Georgia, vem liderando os esforços para desenvolver e colocar em campo um rádio de alta frequência para atender às necessidades dos combatentes. Neste início de 2022 um passo importante foi dado nesta direção, quando o Pentágono designou a BAE Systems para produzir e instalar um novo rádio de alta frequência (HF) para substituir o AN/ARC-190 em vários tipos de aeronaves.

Designado Airborne High Frequency Radio Modernization (AHFRM), o projeto modernizará cerca de 2.500 rádios em aeronaves, incluindo HC-130J, KC-135, C-130H, C-130J, C-17, C-5, B-1, B-52, e E4-B, bem como E6-B da Marinha, KC-130J do Corpo de Fuzileiros Navais e C-130 e C-130J da Guarda Costeira, como parte de um contrato de vários anos com a BAE.

O esforço competitivo de prototipagem rápida terminou no mês passado com a BAE Systems Inc. sendo selecionada como fornecedora para completar a fase de campo para produzir e instalar 2.000 rádios em aeronaves em todo o Departamento de Defesa nos próximos cinco anos. O restante dos rádios será concluído sob um contrato tradicional baseado em regulamentação de aquisição federal.

O modelo atual, o AN/ARC-190 ainda é funcional, mas não é capaz de atender às necessidades dos combatentes de hoje e, também, não está mais em produção. Se o programa AHFRM não existisse, o campo começaria a ver impactos operacionais degradados já em 2024.

O novo rádio é definido por software com três slots de expansão, tornando este novo R/T (Radio Transmitter) facilmente atualizável e ágil para atender a requisitos futuros, como adicionar novas formas de onda ou alterar a maneira como o rádio transmite voz ou dados”, disse ele. .

A plataforma principal do AHFRM é o KC-135. O AFLCMC vem testando os protótipos quase mensalmente a bordo de um KC-135 em vários locais ou no Laboratório de Integração de Sistemas C-5 localizado na Robins AFB. 

Até 2027, 2.000 rádios serão instalados nas aeronaves, com os 500 restantes previstos para serem instalados nos próximos dois anos. O primeiro vetor a receber o novo rádio HF será o KC-135, que iniciará os testes de desenvolvimento este ano. 

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login