Filipinas recebeu os primeiros helicópteros TAI T129B ATAK. A Força Aérea das Filipinas (PhAF) recebeu no último sábado (08/01) os dois primeiros helicópteros de ataque T129B ATAK, fabricados pela empresa Turkish Aerospace Industries (TAI). A informação foi confirmada pelo Gerente Geral da TAI, Sr. Temel Kotil, para o jornal filipino Inquirier.
Em julho de 2020 o governo das Filipinas assinou um contrato com o Ministério da Defesa turco, no valor de US$ 280 milhões, para a aquisição de seis helicópteros T129B ATAK com objetivo de equipar a 15ª Ala de Ataque da PhAF. recentemente o porta-voz do Departamento de Defesa Nacional das Filipinas (DND), confirmou que as próximas quatro unidades chegarão aos pares em 2023 e 2024.
Baseado na plataforma do Agusta A129 Mangusta, o helicóptero bimotor de ataque TAI T129B ATAK, é equipado com sistemas e armas desenvolvidos pela Turquia, podendo operar sob quaisquer condições meteorológicas. Foi projetado para atuar em missões avançadas de ataque, reconhecimento e apoio aéreo aproximado em terrenos acidentados, e regiões quentes e elevadas.
A exportação do TAI T129B sofre com algumas disposições impostas pelo governo dos Estados Unidos, uma vez que os motores LHTEC T800-4A que equipam o ATAK são produzidos pela Light Helicopter Turbine Engine Company (LHTEC), uma joint venture entre a britânica Rolls-Royce e a norte-americana Honeywell. No caso dos helicópteros comprados pelas Filipinas, a exportação dos motores foi autorizada porque o valor não excedeu US$ 25 milhões, o limite máximo exigido por lei.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO