Paquistão apresenta os primeiros JF-17 Bloco III produzidos em série. Imagens do primeiro lote de caças JF-17 Thunder Bloco III produzidos pela Pakistan Aeronautical Complex (PAC), em Kamra, foram divulgadas em uma cerimônia de apresentação das primeiras unidades de produção em série, e que já concluíram os testes iniciais em solo.
As fotografias mostram os caças em uma pintura de fábrica, ainda sem a camuflagem padrão da Força Aérea Paquistanesa (PAF), mas ostentando os números de construção aplicados na fuselagem. É possível observar que um dos jatos tem a numeração “3P 11”, indicando que pelo menos onze células foram produzidas.
Apesar de ser um projeto desenvolvido em conjunto com a China, a Força Aérea Paquistanesa (PAF) deverá ser o principal operador do Thunder Bloco III, com cerca de 50 unidades encomendadas inicialmente. O fabricante paquistanês espera o interesse estrangeiro pelo novo JF-17, principalmente por suas capacidades muito superiores às versões anteriores.
Entre as principais características do novo PAC JF-17 Thunder Bloco III, estão o motor mais potente, moderno radar eletrônico AESA; capacidade de Guerra Eletrônica (EW); detecção de alvos por infravermelho (IRST); receptores de alerta de radar inimigo (RWR); novos aviônicos; novo HUD; sistema para display montado no capacete (HMD); novos armamentos, incluindo mísseis ar-ar.
O moderno radar AESA eleva o patamar de combate do JF-17 Bloco III, com sua capacidade de identificar até 15 alvos simultaneamente. Usando características oferecidas pela eletrônica aprimorada, esses radares possuem um grande número de módulos de transmissão e recepção (TRM), e que basicamente funcionam como “pequenos radares individuais”, cada um com sua própria capacidade de alterar as frequências a cada pulso.
Especialmente no quesito armamentos, os mísseis PL-15, cujo alcance estimado fica entre 200 e 300 km, ultrapassa com folga a maioria dos mísseis ar-ar utilizados pela Força Aérea Indiana, a principal rival da PAF.
O JF-17 Thunder é considerado um dos caças mais leves do mercado mundial atual, e que agora na sua versão mais moderna Bloco III e equipada com avançados sistemas, os seus custos operacionais deverão baixar significativamente, em contraste ao aumento da disponibilidade e maior prontidão para o combate.
De acordo com relatos das redes sociais, os novos JF-17 Bloco III da PAF serão apresentados oficialmente durante um desfile que será realizado no próximo dia 23 de março, onde também deverão participar os novos J-10CE recentemente comprados da China.
@FFO