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Radar AESA sul-coreano para o KF-21 passa por testes em voo

11 de janeiro de 2022
Radar sul-coreano AESA para o KF-21 passa por testes em voo (Foto: KAI).
Radar AESA sul-coreano para o KF-21 passa por testes em voo (Foto: KAI).

Radar AESA sul-coreano para o KF-21 passa por testes em voo. Quando o Governo da Coreia do Sul comprou 40 caças F-35A da fabricante norte-americana Lockheed Martin, uma das principais cláusulas do contrato foi a transferência de tecnologia. Quatro componentes do caça dos EUA foram selecionados para compor o programa de desenvolvimento do futuro caça sul-coreano KF-X, atual KF-21 Boramae.

Os quatro componentes do F-35 que deveriam equipar o KF-21 eram o Active Electronic Scanning Radar (AESA), Radio Frequency (RF) Inhibitor, Electro-Optical Sighting Capsule (EO-TGP) e Infrared Search and Tracking System (IRST).

No entanto, o Congresso dos Estados Unidos considerou essas tecnologias altamente sensíveis, e bloqueou a sua transferência para a indústria sul-coreana, colocando em risco o programa KF-X, levantando dúvidas quanto a sua continuidade.

Radar sul-coreano AESA para o KF-21 passa por testes em voo (Foto: KAI).
Radar AESA sul-coreano para o KF-21 passa por testes em voo (Foto: KAI).

Após um profundo estudo de viabilidade, a Agência de Desenvolvimento da Defesa (ADD) concluiu que essas tecnologias poderiam ser desenvolvidas localmente, recolocando o programa KF-X de volta nos trilhos.

O desenvolvimento do radar AESA é o projeto mais proeminente dos quatro, e conforme as informações, está ocorrendo dentro do planejado, de acordo com o site ROK Armed Force, com o protótipo passando por extensos testes em voo, apresentando bom desempenho. O desenvolvimento dos outros sistemas também estão ocorrendo dentro do previsto, contando com a indústria local em cooperação com parceiros internacionais.

Essas novas tecnologias desenvolvidas localmente são consideradas “sensíveis” por Seul, e sua propriedade intelectual será mantida na indústria da Coreia do Sul. Portanto, quaisquer exportação terá obrigatoriamente suporte técnico de profissionais sul-coreanos. Um exemplo disso serão os KF-21 a serem exportados para a Indonésia, e que terão o suporte técnico dos radares AESA e outros sistemas aos cuidados dos fabricantes sul-coreanos. Esta é uma prática comum na indústria da defesa mundial, onde os seus desenvolvedores procuram proteger as suas tecnologias mais sensíveis.

Radar sul-coreano AESA para o KF-21 passa por testes em voo (Foto: KAI).
Radar AESA sul-coreano para o KF-21 passa por testes em voo (Foto: KAI).

Projetado e desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI), o KF-21 Boramae é um caça de geração 4++, com tecnologias muito próxima às aeronaves de 5ª geração, com exceção a falta de capacidade stealth. Com alto desempenho e velocidade supersônica acima de Mach 1.8 (2.200 km/h), o bimotor terá alcance de aproximado de 2.900 quilômetros, peso máximo de decolagem de 25 toneladas, carga útil de quase oito toneladas de armamentos, e capacidade de ataque ao solo.

O primeiro voo do KF-21 Boramae está programado para ocorrer em julho deste ano. O futuro caça sul-coreano deverá compor a espinha dorsal da aviação de combate de primeira linha da Força Aérea da República da Coreia, que espera estar operando as 40 unidades em 2028, e todos os 120 encomendados até 2032.

@FFO

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