Boeing B-52H pelas estradas dos Estado Unidos. Um bombardeiro B-52H Stratofortress desativado pela USAF há quase 14 anos, recentemente foi retirado do “cemitério” do 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG) em Davis-Montana, Arizona, para iniciar um verdadeiro périplo pelas estradas do sul dos Estados Unidos. A aeronave sexagenária fará parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento para novos componentes, realizados na unidade da Boeing em Oklahoma City.
Apelidado de “Damage Inc. II”, o B-52H matrícula 61-0009, foi parcialmente desmontado para que a sua fuselagem de 49 metros, fosse embarcada em uma carreta especial, que o levará para uma jornada de quatro semanas país a fora. A viagem está sendo oficialmente documentada pelo grupo Boneyard Safari.
Construído em 1961, o “61-0009” realizou seu último voo em 25 de setembro de 2008, quando pousou pela última vez na pista do 309th AMARG, em Davis-Montana. Após quase quatorze anos sob o sol do deserto, a USAF encontrou uma nova função para o velho “Buff” (apelido do B-52H na USAF). A fuselagem e a asa esquerda serão usados para pesquisas na Boeing em Oklahoma City, enquanto a asa direita e o estabilizador horizontal seguirão para o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento McFarland em Wichita, Kansas, para pesquisas do Programa de Integridade Estrutural de Aeronaves B-52H.
Em fevereiro de 2021, a USAF publicou uma licitação para contratar mão-de-obra especializada para desmontagem, transporte e remontagem da aeronave, sob o valor de US$ 2,8 milhões. A empresa de engenharia aeroespacial JF Taylor, sediada em Maryland, foi a vencedora do contrato. Em julho de 2021 a JF Taylor retirou o bombardeiro do “cemitério” e o levou para o vizinho Pima Air & Space Museum, em Tucson, Arizona, onde iniciou a desmontagem do jato, processo que durou aproximadamente quatro meses.
Para a viagem de aproximadamente 1.500 km entre Tucson, no Arizona, e Oklahoma City, Oklahoma, a JF Taylor subcontratou empresas de transporte especializadas, responsáveis por planejar o trajeto e obter todas autorizações necessárias. A “carga” é tão longa e alta que muitos cruzamentos e curvas, as manobras são calculadas em poucos centímetros.
O comboio iniciou a viagem na manhã de segunda-feira (03/01), com batedores ocupando duas faixas de tráfego das estradas e rodovias. Desta forma, a cada dez quilômetros, aproximadamente, todos encostam para liberar o fluxo que fica preso atrás do comboio. Para ter ideia da velocidade da viagem, os primeiros 80 km foram percorridos em mais de seis horas! A fuselagem do B-52 poderá levar até quatro semanas para chegar na sua nova casa, dependendo de muitos fatores, como o clima, obstáculos, entre muitos outros.
Após a chegada em Oklahoma City, a fuselagem e a asa esquerda serão montados e irão compor o chamado “modelo de integração”, que será usado para testar novas tecnologias e modificações desenvolvidas para a frota operacional do bombardeiro. Entre os principais projetos que estão em andamento para os B-52 da USAF, está a substituição dos motores (leia detalhes aqui), e a utilização do “61-0009” ajudará a reduzir os custos do desenvolvimento deste projeto.
“Há tantas coisas para as quais este [modelo de integração] pode ser usado. À medida que novas armas são desenvolvidas e disponibilizadas, podemos usá-lo para ver como se fixam, o que precisa ser mudado e se cabem na aeronave. Este é um ativo que nos ajudará a integrar diversos itens à aeronave com mais rapidez. Um benefício adicional é que o custo para manter um mock-up é bastante baixo”, disse o Coronel Louis Ruscetta, B-52 Senior Materiel Leader no Bombers Directorate.
Uma série de atualizações está planejada para manter por muitos anos uma frota de 76 B-52H na linha de frente dos bombardeiros estratégicos da USAF. Entre esses projetos estão novos sensores, radares, sistemas de comunicação, contramedidas defensivas, aviônicos, além de novos armamentos, como os mísseis hipersônicos ARRW AGM-183 (leia detalhes aqui) e pods externos.
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