Francês brincalhão se deu mal ao apontar laser contra um Bréguet ATL2 da Marinha. Na última terça-feira (04/01), os pilotos de uma aeronave de patrulha marítima Bréguet Atlantique 2 (ATL2) da Marine Nationale da França (MN), foram atingidos por um feixe de laser, enquanto estavam em aproximação para pouso na Base Aérea Naval de Lann-Bihoué, oeste da França. Em nota oficial, a MN disse: “Incapaz de continuar o procedimento de pouso, o piloto interrompeu o procedimento. A tripulação então implementou os sensores da aeronave, em particular sua câmera alta definição, para localizar com muita precisão a origem da emissão do laser.”
Fato é que, ao perceber a “brincadeira de mal gosto” contra sua aeronave, o Comandante teria imediatamente descontinuado a aproximação, e passou a usar os potentes sensores do ATL2 para localizar a origem da emissão do laser. Utilizando a câmera de alta definição operada sob quaisquer condições de iluminação, os operadores a bordo da aeronave rapidamente localizaram o indivíduo no solo, ainda apontando o dispositivo luminoso contra o avião.
Os tripulantes do bimotor naval transmitiram os dados da localização do “alvo” para o controle do tráfego aéreo, que rapidamente acionou o Departamento de Polícia de Lorient. Em poucos minutos o francês brincalhão foi preso, juntamente com o seu “equipamento de diversão”, como prova do ato ilegal. O indivíduo foi entregue à Gendarmeria Marítima, que abriu um processo de investigação.
Diante do ressurgimento deste tipo de ocorrência, principalmente contra as aeronaves da Marinha Francesa operando nas bases aéreas de Lanvéoc, Lann-Bihoué e Landivisiau, o Comandante do Distrito Marítimo lembra que o comércio e a posse de lasers são estritamente regulamentados. Possuir ou utilizar laser Classe 2 ou superiores, pode resultar em uma pena de seis meses de prisão, e um multa de € 7.500. O Oficial ainda ressalta que além das penalidades criminais, apontar laser para uma aeronave pode causar lesões oculares graves nos tripulantes, com alto potencial de risco para causar um acidente aéreo.
Na Base Aérea Naval de Lorient/Lann-Bihoué (LFRH) estão sediados os esquadrões 21F e 23F, ambos equipados com aeronaves de patrulha marítima e guerra anti-submarino Bréguet 1150 Atlantique 2.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO