Paquistão cancela compra de helicópteros turcos T129 ATAK e busca substituto na China. O Paquistão teria cancelado o contrato de compra de 30 helicópteros de ataque turcos T129 ATAK para reequipar o seu Exército. O motivo da desistência seria os atrasos relacionados aos bloqueios diplomáticos para exportação do motor que equipa essas aeronaves.
Segundo várias fontes, o Diretor-Geral de Relações Públicas Inter-Serviços das Forças Armadas do Paquistão confirmou o cancelamento do contrato com a Turquia, e que foram abertas negociações com a China para a compra dos helicópteros de ataque CAIC Z-10ME.
O contrato com a Turkish Aerospace Industries (TAI), foi assinado em 2018 e envolvia a aquisição de 30 helicópteros T129 ATAK, avaliados em US$ 1,5 bilhão. A aeronave é equipada com os motores LHTEC T800-4A, desenvolvido em conjunto pela Light Helicopter Turbine Engine Company (LHTEC), uma joint venture entre a britânica Rolls-Royce e a norte-americana Honeywell.
Os atrasos alegados são em decorrência da falta de concessão dos EUA para a exportação dos motores para equipar aeronaves destinadas ao Paquistão. Essa licença já foi concedida recentemente às Filipinas, que negociaram a compra de seis T129 em 2018, cujas primeiras unidades foram recebidas em dezembro.
Enquanto a TAI não substituir os motores LHTEC por similares produzidos na craniana, ou até mesmo na própria Turquia, a exportação dos ATAK estará limitada pelas relações diplomáticas internacionais. Desta forma, o Paquistão não pensa mais que a Turquia poderá resolver rapidamente esse problema, e partiu para o “plano B”: a China.
A fabricante chinesa CAIC ofereceu para o Paquistão o seu helicóptero de ataque Z10ME, uma versão aprimorada do Z10, com capacidade de operar em regiões elevadas e de alta temperatura, como os ambientes paquistaneses.
Pesando seis toneladas, o Z10ME foi desenvolvido missões de ataques diurnas e noturnas, contra alvos terrestres móveis blindados, combate aéreo, edificações, entre outros. Para realizar essa função, o helicóptero chinês tem grande capacidade de armamentos, que vão desde mísseis ar-solo, mísseis ar-ar, foguetes e canhões. Sua categoria coincide exatamente na classe do T129 ATAK.
Caso a compra seja formalizada, o Paquistão se tornará o primeiro cliente de exportação do helicóptero Z10ME, assim como foi o primeiro cliente estrangeiro do caça J-10CE, adquirido para fazer frente à compra do Dassault Rafale pela Força Aérea Indiana.
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