Dois tripulantes mortos na queda de um AS565MA da Força Aérea Israelense. Dois militares da Força Aérea Israelense (IAF) morreram e outro ficou ferido na queda de um helicóptero Eurocopter AS565MA Panther (Atalef). O acidente ocorreu na noite desta segunda-feira (03/01), durante um voo de treinamento a cerca de 1,5 km da costa na cidade de Haifa, no norte do país.
Um oficial da IAF disse ao The Times of Israel que o helicóptero havia decolado para um treinamento por volta das 20h00 (horário local), e caiu cerca de uma hora depois. Equipes de resgate chegaram rapidamente ao local, onde retiraram os três militares da água.
Os dois pilotos, o Tenente-Coronel Erez Sachyani e o Major Chel Fogel não resistiram aos ferimentos, e o terceiro tripulante, cujo nome não foi divulgado, foi encaminhado para a UTI do Centro Médico Rambam, em Haifa, com ferimentos moderados.
Após o acidente, o Comandante da IAF, General Amikam Norkin, ordenou a paralisação temporária das operações com toda a frota de helicópteros AS565 Atalef da IAF, e nomeou uma equipe para investigar o acidente.
“Esta é uma noite muito triste. Em nome dos cidadãos de Israel, envio minhas sinceras condolências às famílias das vítimas do acidente e uma rápida recuperação para o oficial ferido”, disse o Primeiro-Ministro Naftali Bennet.
O helicóptero AS565 que caiu no Mar Mediterrâneo tinha 25 anos, sendo adquirida em 1996 para substituir os antigos helicópteros navais MH-65 Dolphins. Eles têm sido usados em operações contra forças inimigas em Gaza e no Líbano, incluindo capturas de navios do Hezbollah.
O 193º Esquadrão “Escudo do Oeste”, com sede na Base Aérea de Ramat David, região de Haifa, opera os helicópteros Atalef ao lado dos navios da Marinha, atuando em missões de patrulha costeira conjuntas na localização de alvos marítimos e operações de busca e resgate (SAR).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO