• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Novo helicóptero de ataque turco T929 ATAK II iniciará testes neste ano

5 de janeiro de 2022
Novo helicóptero de ataque turco T929 ATAK II iniciará testes neste ano (Arte: TAI).
Novo helicóptero de ataque turco T929 ATAK II iniciará testes neste ano (Arte: TAI).

Novo helicóptero de ataque turco T929 ATAK II iniciará testes neste ano. A Turkish Aerospace Industries (TAI) deve iniciar neste ano de 2022 os testes com o motor ucraniano que irá equipar o seu novo helicóptero de ataque pesado T929 ATAK II. A informação foi divulgada por Temel Kotil, Gerente Geral da TAI, durante a sua mensagem de final de ano para os funcionários a empresa.

Kotil atualizou os funcionários sobre o andamento de vários projetos da empresa, incluindo o novo helicóptero bimotor de onze toneladas T929 ATAK II. Conforme o executivo, neste ano serão iniciados os testes em solo, com os motores turboeixo TV3-117, de 2500 HP, produzidos pela empresa ucraniana Motor Sich.

A TAI iniciou o desenvolvimento do seu novo helicóptero de ataque pesado T929 em 2019, visando o mercado da classe do Boeing AH-64 Apache e do russo Mi-28NM Night Hunter. Com peso máximo de decolagem de 11 toneladas e carga útil de 1.500kg, o bimotor ATAK II terá quase o dobro do peso de decolagem do seu irmão mais velho, o T129 ATAK.

Equipado com um canhão de 30 mm, alta capacidade de munição, incluindo modernos mísseis, o T929 será destinado à operações de combate ar-solo e ar-ar, reconhecimento armado e apoio aéreo aproximado (CAS). Ele irá incorporar alguns subsistemas e componentes desenvolvidos nos projetos T129 e T625 Gökbey.

Com assentos em tandem para dois tripulantes, o ATAK II terá baixa assinatura de infravermelho (IR), cockpit digital com aviônicos aprimorados, proteção balística, dispositivos de aguerra eletrônica e capacidade de contramedidas.

O helicóptero terá uma torre infravermelha FLIR montada no nariz, com a capacidade de rastreamento de alvos, sistemas de guerra eletrônica, sensores infravermelhos/ultravioleta de alerta de mísseis e um sistema de contramedida infravermelha DIRCM, montada na cauda com objetivo de bloquear mísseis direcionados por calor.

A TAI assinou um contrato com a Motor Sich para a aquisição de um lote inicial de 14 motores TV3-117. A previsão é que o ATAK II realize o seu primeiro voo em 2023.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login