23 de Março: dia do Patrono e da Aviação do Exército. A Portaria do Comando do Exército (CEx) Nº 1.658, publicada em 16 de dezembro de 2021, entroniza oficialmente o Capitão Ricardo João Kirk como Patrono da Aviação do Exército (AvEx), ao mesmo tempo que, cria o Dia da Aviação do Exército.
O Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999; e o art. 20, inciso XIV, do Anexo I do Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006, ouvidos o Estado-Maior do Exército e o Departamento de Educação e Cultura do Exército, resolve:
Art. 1º Fica instituído o Capitão Ricardo João Kirk (1874 – 1915) como Patrono da Aviação
do Exército e estabelece o dia 23 de março, seu nascimento, como o Dia da Aviação do Exército.
Art. 2º Fica mantido o dia 29 de janeiro de 1919, como sendo a data comemorativa da
Criação do Serviço de Aviação Militar.
Art. 3º Fica mantido o dia 3 de setembro de 1986, como sendo a data comemorativa da
Recriação da Aviação do Exército.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor em 3 de janeiro de 2022.
Com isto, a partir de 2022 a Aviação do Exército tem mais uma importante data para celebrar. Além do 3 de setembro, data da reativação da AvEx, o dia 23 de março será lembrado como o dia do Patrono e da própria AvEx.
O Capitão Ricardo Kirk foi o primeiro oficial aviador do Exército Brasileiro. Ele nasceu a 23 de março de 1874 em Campo dos Goytacazes – Rio de Janeiro. Ingressou no Exército em 1891. Em 1912, o 1º Tenente Ricardo Kirk obteve o brevê de piloto-aviador na École d’Aviation Farman, em Etampes, França. Ao retornar ao Brasil, participou do nascimento do Aeroclube do Brasil, no qual desempenhou o cargo de Diretor Técnico. Com a deflagração da Guerra do Contestado, na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina, o General Setembrino de Carvalho solicitou ao Ministro da Guerra que fossem disponibilizadas aeronaves para conduzir operações aéreas em apoio às tropas federais, executado, basicamente, missões de reconhecimento.
Atendendo à solicitação, foram designados o Tenente Kirk e o aviador civil italiano Ernesto Dariole – este contratado pelo Governo Federal – para cumprir missões aéreas na região. Em fevereiro de 1915, Kirk e Dariole deram início às operações aéreas. Depois de um primeiro voo de reconhecimento mal sucedido, foi planejada uma nova missão para o dia 1º de março, com a participação de ambos. Minutos após a decolagem, no entanto, Dariole identificou uma pane em sua aeronave e decidiu retornar à base. Kirk prosseguiu com a missão, mas não retornou, pois, antes mesmo de alcançar seu objetivo, o Morane-Saulnier que pilotava caiu perto da estrada próximo a General Carneiro/PR, perdendo a vida, pouco antes de completar 40 anos. Ele seria foi promovido post-mortem a Capitão. Foi o primeiro acidente com com uma aeronave militar em missão de combate das Américas.
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