Novo C-130J da Indonésia deverá chegar no final de 2022. A Força Aérea da Indonésia (TNI-AU – Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara) deverá receber o seu primeiro Lockheed Martin C-130J Hercules no final de 2022. A informação foi divulgada pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia, Marechal Fadjar Prasetyo, em uma recente entrevista em Jacarta.
O Oficial-General da TNI-AU disse que o avião de transporte C-130 Hércules, se tornou o esteio da Força Aérea da Indonésia, especialmente para missões humanitárias quando ocorreram desastres no país. “Os Hércules é claramente a espinha dorsal da Força Aérea Indonésia, principalmente por ser muito útil em caso de desastres”, disse Fadjar.
Em setembro o Marechal Fadjar liderou uma comitiva durante uma visita de uma semana às instalações da Lockheed Martin, em Bethesda, Maryland, EUA. A delegação militar conheceu a linha de produção e as instalações de treinamento, bem como o simulador do Hércules. Na ocasião, os visitantes foram atualizados sobre o estágio de produção do futuro C-130J da Indonésia, que tem o número construção (c/n) 5951.
De acordo com informações não oficiais, o Estado-Maior da Força Aérea da Indonésia teria encomendado pelo menos cinco novos C-130J-30 (versão alongada) para o fabricante norte-americano.
Fato é, que atualmente a TNI-AU possui 23 C-130 Hércules distribuídos em três esquadrões de transporte: Skadron Udara 31 (SkU 31), da Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta; o SkU 32 da Base Aérea Abdul Rachman Saleh, em Malang; e o SkU 33 da Base Aérea Sultan Hassanudin, em Makassar. Conforme o banco de dados da Scramble Magazine, a frota Hércules da TNI-AU está composta por:
@FFO