Força Aérea Israelense ataca porto na Síria. A imprensa estatal síria informou nesta terça-feira (28/12) que Israel lançou um novo ataque aéreo contra o porto de Latakia, no oeste do país, o segundo em dezembro no local considerado crucial para o comércio do país. O ataque causou grandes danos materiais e provocou incêndios na área portuária, conforme diversas imagens publicadas nas redes sociais.
Durante a madrugada, “o inimigo israelense executou uma agressão aérea com mísseis a partir do Mediterrâneo… contra a área de contêineres do porto de Latakia”, informou a agência estatal SANA, citando uma fonte militar.
Israel realizou centenas de ataques aéreos em território sírio desde o início da guerra civil em 2011, principalmente contra posições governamentais, forças apoiadas pelo Irã e combatentes do movimento Hezbollah.
Em 7 de dezembro, Israel lançou ataques contra um carregamento de armas iraniano no porto de Latakia, sem causar vítimas. “Não comentamos informações da imprensa estrangeira”, declarou uma fonte do exército israelense à agência AFP.
Raramente Israel comenta as ações militares que realiza contra o seu vizinho do norte, com o qual permanece oficialmente em guerra, mas confirmou que desde 2011, já realizou centenas de ataques na Síria. Somente no ano passado, foram destruídos cerca de 50 alvos naquele país, conforme dados de um do Exército Israelense.
Em 13 de janeiro deste ano, um ataque israelense no leste do país, causou a morte de 57 soldados sírios e combatentes aliados, causando o maior número de baixas inimigas desde o início dos combates.
Conforme a posição oficial de Jerusalém, essas operações em território sírio são necessárias para evitar que o Irã, seu grande rival, amplie ainda mais a sua influência sobre o país vizinho. Israel já realizou ataques as instalações militares do Irã em território sírio, e também implementou atos de sabotagem em território iraniano, contra seu programa nuclear. O chefe da inteligência militar israelense, General Aharon Haliva, acusou o Teerã de promover a subversão e o terror no Oriente Médio.
O Irã tem apoiado fortemente o governo sírio de Bashar al Assad, nesta última década de guerra civil, contribuindo com financiamento e armamentos. Desde o seu início, em 2011, O conflito interno na Síria vitimou quase meio milhão de pessoas.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO