UCAV Orion na versão ‘drone killer. No dia 19 de dezembro, o Ministério da Defesa da Rússia publicou um vídeo no YouTube onde um veículo aéreo de combate não tripulado (Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) Kronshtadt Group Orion pode ser visto derrubando um UAV em voo, a uma distância de cerca de 2,5 milhas, com uma versão ar-ar do míssil anti-tanque KORNET 9M113 produzido pela Volsk Mechanical Plant.
Esta não é a primeira vez que um míssil guiado antitanque (ATGM) foi testado para derrubar alvos em voo. Em março de 2020 a Rússia testou com sucesso um VIKHR, um míssil antitanque usado pelos KA-52 e Su-25, contra um velho bombardeiro Tu-16 não tripulado, usado como um alvo aéreo para o teste.
Também lembramos que no início de dezembro os mísseis ar-ar foram testados no S-70 Okhotnik. O Orion, de acordo com o general Alexander Novikov, chefe do escritório de desenvolvimento de UAV da Rússia, é capaz de derrubar o UCAV turco Baykar TB2 Bayraktar. Este comunicado envia um sinal claro à Ucrânia de que comprou 12 drones da TB2 em 2019. Além disso, o teste ORION ocorreu precisamente na Criméia, como que para enfatizar ainda mais a mensagem da Rússia para a Ucrânia. Vale lembrar que recentemente os TB2 da Ucrânia foram usados contras separatistas na região de Hranitne, Oblast de Zhytomyr.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS