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Força Aérea Colombiana recebeu o quarto T-6C Texan II

29 de dezembro de 2021
Força Aérea Colombiana recebeu o quarto T-6C Texan II (Foto ilustrativa: FAC).
Força Aérea Colombiana recebeu o quarto T-6C Texan II (Foto ilustrativa: FAC).

Força Aérea Colombiana recebeu o quarto T-6C Texan II. A Força Aérea Colombiana (FAC) recebeu o quarto turboélice de treinamento Beechcraft T-6C Texan II. Em 19/12, a aeronave matriculada FAC 2353, foi registrada pelos sites de monitoração online pousando no Aeroporto Internacional Panamá Pacífico (BLB/MPPA), no Panamá, durante o voo de translado dos EUA para a Colômbia.

O FAC 2353 foi recebido pela Escola Militar de Aviação “Marco Fidel Suárez”, subordinada ao Comando de Combate Aéreo nº 1, de Cundinamarca, onde já estão voando os três primeiros T-6C (FAC 2350 à FAC 2352). Os novos monomotores produzidos pela Textron Aviation, estão substituindo os envelhecidos jatos de treinamento Cessna T-37 “Tweet”, já desativados. Os quase cinquentenários jatos “Tweet” estavam sofrendo com a baixa disponibilidade operacional devido as frequentes panes.

Os modernos Texan II agora são responsáveis pelo treinamento avançado dos pilotos oriundos da Escola de Aviação Militar, onde os alunos passaram pela instrução básica nos treinadores T-41 “Mescalero” (Cessna 172) e T-90 “Calima”‘ (Lancair Legacy FG). Para receber as suas “asas de piloto militar”, os cadetes colombianos passam por um treinamento constituído por sete fases: sendo o curso de operações terrestres, pré-solo, transição/acrobacias, voo por instrumentos, voo noturno, voo de formação e de cruzeiro.

A Força Aérea Colombiana pretende adquirir até 24 T-6C Texan II, ao valor unitário aproximado de US$ 9 milhões, com as quais planeja estabelecer uma Escola Internacional de Asa Fixa (ESIAF).

O monomotor turboélice Beechcraft T-6C Texan II, está equipado com um motor Pratt & Whitney PT6A-68 de 1.100 HP, que confere uma velocidade de 292 nós, teto de serviço de até 31.000 pés e alcance aproximado de 1.600 quilômetros. Possui um cockpit de arquitetura aberta, com três telas LCD multifuncionais, comandos de voo no joystick (HOTAS), assentos ejetáveis ​​Martin-Baker MkUS16LA 0/0, e Painel de Controle Integrado (UFCP). Também possui aviônicos Estherline CMC Cockpit 4000, sistema de gerenciamento de voo duplo (FMS), Head-up display (HUD), entre outros sistemas de última geração.

Entre as forças armadas que operam os Texan II estão a USAF, U.S. Navy, USMC, além das forças Aéreas da Argentina, Canadá, Grécia, Israel, Iraque, México, Marrocos e Nova Zelândia.

@FFO

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