Alemanha irá retomar a compra helicópteros pesados. Após a suspensão da compra por parte do próprio Ministério da Defesa da Alemanha em março, a Bundeswehr deverá retomar as negociações para a compra de um novo lote de helicópteros de transporte pesado. Na concorrência, a Boeing com o CH-47F e a Sikorsky com o CH-53K foram as únicas concorrentes, com o CH-53K saindo vencedor. O helicóptero de transporte pesado irá substituir os veteranos Sikorsky CH-53G/GA/GS Stallion.
O tribunal de Dusseldorf resolveu no dia 15 de dezembro a disputa legal que havia paralisado o programa de helicópteros pesados (STH -Schwere Transporthubschrauber), desde setembro de 2020, concluindo que não há exigência para o Bundeswehr reabrir o procedimento de adjudicação como estava proposto no momento do cancelamento em setembro de 2020.
Para interromper o processo de aquisição, o Ministério da Defesa alemão argumentou que as ofertas da Boeing e da Lockheed Martin – os únicos dois concorrentes ao STH – estavam acima do orçamento. Embora tenha afirmado que o Ministério da Defesa tinha o direito de impedir a aquisição, a Delegacia Federal da Concorrência considerou que a forma de cálculo dos custos de aquisição tinha sido errada, especialmente, no que se refere à necessária configuração dos helicópteros
Embora o Tribunal Regional Superior de Dusseldorf – que estava ouvindo o protesto da Lockheed Martin (dona da Sikorsky) concordasse com a visão anterior, de março de 2021, da Câmara Federal de Aquisições de que a decisão de encerrar o procedimento de adjudicação era ilegal, os juízes não consideraram esta uma razão válida para obrigar a entidade adjudicante a reabrir o procedimento neste momento.
Como tal, o Bundeswehr agora está livre para prosseguir com seu esforço de aquisição rvia Foreign Military Sales (FMS) americano. Com isto, a licitação volta a estaca zero e deverá ver novamente Boeing x Sikorsky disputando a preferência da Bundeswehr para substituir os cerca de 83 CH-53G/GA/GS da Luftwaffe.
@CAS