Índia e França desenvolverão um novo motor. O ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, declarou no dia 20 de dezembro que a França construirá um motor para uso aeronáutico em colaboração com a Índia. Sem dar muitos detalhes Ministro disse que o empreendimento proposto visa uma parceria estratégica e envolve a coprodução entre o fabricante original do motor e uma empresa indiana. O anúncio de Singh foi feito um dia depois de ele ter mantido um diálogo anual de defesa com sua contraparte francesa, Florence Parly, em Nova Delhi.
“O ministro da Defesa francês concordou em construir conosco o motor que até agora não era fabricado na Índia. Uma grande empresa francesa virá para a Índia e fabricará o motor em parceria estratégica com uma empresa indiana”, disse o Ministro Rajnath Singh, ao jornal The Hindu.
Logo após o anúncio de Singh, a empresa de defesa francesa Safran e a estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) confirmaram que estão em negociações para fabricar em conjunto um novo motor para fomentar os planos da Índia de ter seus próprios helicópteros militares de peso médio com um motor fabricado em solo indiano.
Os motores serão fabricados para movimentar diferentes tipos de helicópteros de peso médio para atender a demanda da Força Aérea, Marinha e Exército da Índia. Parte destes acordos vieram a partir de 2016, na esteira do importante acordo de defesa com a França, onde o governo de Nova Delhi assinou um contrato de US$ 9,4 bilhões para adquirir 36 caças Rafale, que incluía além das aeronaves importantes acordos de compensação. Até agora, a França entregou 33 dessas aeronaves.
@CAS