AgilePod atinge os objetivos nos ensaios em voo. O Air Force Research Laboratory’s (AFRL) concluiu com sucesso os voos de ensaio do pod de posição, navegação e tempo (PNT — Position, Navigation, and Timing) AgilePod. O protótipo do AgilePod atingiu os três objetivos importantes programados, durante os testes de voo realizados entre 1 a 10 de novembro, se mostrando promissor como uma tecnologia navegação avançada independente do GPS.
A equipe de teste — composta por membros da USAF, US Navy e da indústria — executou com sucesso oito surtidas empregando uma aeronave Northrop T-38C Talon, o que incluiu o primeiro teste do PNT AgilePod em uma plataforma de alto alcance dinâmico, o primeiro teste de interface totalmente remota e transmissão de dados Alt-PNT, e a primeira demonstração de desempenho de transição terrestre para a água.
O Maj. Andrew Cottle, do escritório de Planejamento e Experimentação Estratégica da Força Aérea (SDPE — Strategic Development Planning and Experimentation), disse que o PNT AgilePod é uma plataforma que ajuda a desenvolver tecnologia de navegação avançada independente do GPS. Esta tecnologia fornece sinais de posição, navegação e cronometragem confiáveis e resilientes por meios alternativos – aumentando a eficácia da missão em cenários onde o acesso ao GPS não é garantido.
Os testes demonstraram a utilidade operacional de um sistema Alt-PNT fundido que incorpora várias tecnologias em um único protótipo de arquitetura aberta de propriedade do governo. “O projeto apoia diretamente a AFRL PNT Enterprise e a Força Aérea PNT Cross-Functional Team enquanto trabalham para garantir uma navegação confiável em cenários operacionais contestados por GPS, críticos para o sucesso de futuras missões da Força Aérea e Espacial”, disse Cottle.
O novo conceito de PNT associado ao AgilePod tem por objetivo é criar uma sistema de Precisão, Navegação e Tempo que seja alternativo ao GPS, permitindo que a USAF e US Navy consigam navegar mesmo em espaço aéreo contestado e com bloqueio em sistemas de PTN tradicionais.
Os AgilePods são compostos por uma série de compartimentos e podem ser configurados para atender a uma ampla variedade de requisitos de missão para multi-plataformas aéreas. Os espaços podem ser preenchidos com sensores plug-and-play necessários para uma missão; vídeo de alta definição, sensores eletro-ópticos e infravermelhos e dispositivos com outros recursos – incluindo PNT. O AgilePod é baseado em uma construção de arquitetura de hardware aberta. No caso do protótipo PNT complementar, ele foi combinado com uma arquitetura de software aberta que permite uma ampla variedade de tecnologias alternativas de PNT para integrar e transmitir informações de acordo com padrões comuns.
Esses recursos permitem a integração rápida de tecnologias de sensores por meio de interfaces de hardware e software padronizados, permitindo que o pod se integre perfeitamente em plataformas que potencializam as arquiteturas padrão. Dessa forma, um pod pode realizar centenas de conjuntos de missões diferentes com benefícios adicionais de economia de custos e maior sustentabilidade.
“A arquitetura aberta de nosso protótipo e o design baseado em padrões têm como objetivo agilizar o desenvolvimento e a integração da carga útil em torno das interfaces elétricas, mecânicas e de rede comuns, eliminando a necessidade de modificações caras e permanentes na instalação da aeronave”, disse Cottle.
Os voos de novembro foram a segunda série de testes do PNT AgilePod. A primeira foi em abril, a bordo de uma aeronave de teste de baixo desempenho projetada para ser um trampolim de baixo risco e baixo impacto para o T-38C. Cottle disse que o T-38C foi escolhido para o teste de acompanhamento porque era mais representativo da aeronave de alto desempenho na qual as tecnologias sendo desenvolvidas no PNT AgilePod serão usadas.
“Além disso, nosso próprio AgilePod teve algumas atualizações e alterações do teste de abril que vetamos com sucesso”, disse Cottle. “Finalmente, enquanto o evento de abril ocorreu exclusivamente em terra, em novembro pudemos fazer o teste na água pela primeira vez. Aprendemos como o AgilePod pode ser integrado e operado em uma fuselagem militar representativa de alto desempenho. Encontramos e superamos uma série de desafios associados a ambientes computacionais, de energia e eletromagnéticos que eram muito diferentes dos testes anteriores. Em segundo lugar, fomos capazes de demonstrar o melhor desempenho visto até hoje em nosso sistema de navegação, e fomos capazes de demonstrar procedimentos aprimorados de manuseio por meio de operação remota e interfaces de tripulação. Finalmente, fomos capazes de demonstrar pela primeira vez como nossa saída de navegação – composta de dois sistemas de entrada primária complementares – responderia às transições entre o terreno terrestre e o aquático” , disse Cottle.
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