DECEA promove workshop sobre gerenciamento de tráfego aéreo. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Coordenação e Controle de Gerenciamento de Tráfego Aéreo e da Assessoria de Transformação Digital (ATD) – ambas ligadas ao Subdepartamento de Operações do DECEA, realizou, entre dias 13/12 e 15/12, o Workshop ASA. A atividade visou ao treinamento de analistas das áreas de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM) das Divisões Operacionais dos Órgãos Regionais e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). O ASA – Análise do Sistema do Espaço Aéreo (Airspace System Analysis) – é destinado à análise de solicitações de uso do espaço aéreo para as mais diversas finalidades.
Desde setembro, a ferramenta ASA é utilizada no DECEA para realizar as análises feitas por pilotos de drones por meio do Sistema de Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo por Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) e, no início de dezembro, foi disponibilizada a interface destinada ao público externo. A ferramenta permite a criação de desenhos sobre o mapa que, por sua vez, poderá ter camadas exibidas para melhorar a capacidade de planejamento do piloto de drone na área pretendida para a operação.
A representante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Sargento Aline Ribeiro Silva de Souza, foi uma das participantes do evento. “A importância dessa ferramenta é principalmente a integração do sistema, ou seja, conseguimos conversar com outros setores. Essa aproximação será produtiva, pois participaremos de um mesmo processo. A ferramenta é bastante intuitiva e o acesso ao mapa facilita o planejamento tanto do analista quanto do usuário”, afirmou.
O ASA nasceu da ideia de o espaço aéreo ser apenas um e, portanto, as análises referentes à sua utilização devem ser integradas. Assim como aconteceu com o SARPAS, em que o motor de análise automática foi assumido pelo ASA, no SysAGA – Sistema destinado à elaboração, consulta e gerenciamento de processos da área de aeródromos – o motor de análise de Objetos Projetados no Espaço Aéreo (OPEA) também passará a ser atribuição do ASA.
Na avaliação do representante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) no workshop, o Sargento Rafael Scarante Cordeiro, que trabalha na seção de Espaço Aéreo com o SARPAS, foi fundamental a participação dos regionais no evento para compreender o ASA e suas funcionalidades. “Esse aprendizado vai dar celeridade aos processos e análises de acesso ao espaço aéreo por aeronaves não tripuladas, bem como em outros eventos e atividades aéreas”, disse.
Já o Capitão Antonio Gilson Novaes Cardoso da Silveira, especialista em Controle de Tráfego Aéreo que atua no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), considera que o ASA, além de otimizar o trabalho, vai centralizar muitas tarefas num sistema único. “Hoje temos muita carência de uma ferramenta como o ASA, que contribui com o nosso serviço e chega como um facilitador”, pondera.
Fonte: FAB
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