Marinha Americana conclui primeiros testes embarcados do MQ-25. A Marinha dos Estados Unidos (USN) concluiu os testes embarcados da aeronave não-tripulada Boeing MQ-25A Stingray, realizados a bordo do USS George HW Bush (CVN-77). Os testes UCAD (Unmanned Carrier Aviation Demonstration), tem por objetivo estabelecer as bases para futuras operações embarcadas em porta-aviões.
Técnicos da Boeing, Lockheed Martin e da USN conduziram a demonstração a bordo do CVN-77, utilizando o sistema de controle de solo (GCS – Ground Control System), para avaliar a integração do UAV com os sistemas operacionais do porta-aviões.
Na fase inicial do UCAD, a Lockheed Martin instalou pela primeira vez o protótipo da estação de controle de solo (MD-5C) na sala de controle do próprio porta-aviões, chamada UAWC (Unmanned Aviation Warfare Center). Foram demonstradas as funcionalidades do GCS para a equipe de integração do MQ-25, fornecendo aos pilotos e operadores de rampa, a oportunidade de avaliar o UAV no seus futuro ambiente operacional.
O protótipo T1 do Stingray completou uma série de teste manobras diurnas e noturnas, no convés do CVN-77, como taxiamentos, estacionamentos, conexões com a catapulta e liberação da área de pouso. Simultaneamente, a equipe avaliou o desempenho do UAV em relação ao vento incidente sobre o convés, para obter dados de controlabilidade o propulsão.
A equipe também coordenou o primeiro Joint Precision Landing System (JPALS), utilizando uma aeronave King Air para simular as aproximações. Os dados de movimento do navio foram coletados nessas aproximações representativas, e servirão para compor a finalização do software.
Durante todas as operações de rampa, foi testado o novo dispositivo DCD (Deck Control Device) desenvolvido pela Boeing, com os Operadores de Convés do MQ-25 realizando operações de taxiamento conforme eram solicitadas pelos técnicos.
“Os primeiros testes permitiram à nossa equipe avaliar no mar, pela primeira vez, muitos dos novos sistemas do T1. Nossa análise inicial das operações, demonstrou com sucesso a capacidade do MQ-25 de manobrar como uma aeronave tripulada à bordo”, disse o Capt. Chad Reed, Gerente do Programa Unmanned Carrier Aviation.
Quando totalmente operacional, os operadores do convés do porta-aviões, localizados na cabine de comando da embarcação, poderão taxiar o MQ-25 até a posição de lançamento da catapulta, bem como levá-lo até uma posição de estacionamento após o pouso. Quando em voo, o MQ-25 será controlado a partir do UAWC, onde o operador do UAV executará a missão planejada.
O Boeing MQ-25 Stingray será a primeira aeronave não tripulada do mundo, completamente operacional, embarcada em porta-aviões e que irá compor a futura Ala Aérea Embarcada (CVW). Ele fornecerá reabastecimento em voo, o que ampliará a capacidade operacional e a letalidade do CVW e do grupo de ataque de porta-aviões (CSG).
Fonte: NAVAIR
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