Força Aérea Argentina adquire treinadores básicos IA-100B Malvina. Em 17 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da República Argentina, a Decisão Administrativa 1199/2021 na qual o Ministério da Defesa contrata a Fábrica Argentina de Aeronaves (FAdeA) para o desenvolvimento e produção em série das aeronaves de treinamento IA-100B Malvina. O contrato tem os valores distintos aproximados de US$ 10 milhões (Dólares Americanos) para aquisição de materiais, e $ 440 milhões (Pesos Argentinos), referentes à mão de obra, pagos com recursos do orçamento do Ministério da Defesa.
Segundo informações, o contrato tem por objetivo a certificação do protótipo da aeronave de treinamento básico IA-100B Malvina, e posterior produção em série de uma dezena de aeronaves destinadas para a Força Aérea Argentina (FAA). Além disso, os valores incluem o equivalente a 22% do valor dos materiais necessários para a fabricação de oito aeronaves adicionais, para um contrato futuro a ser assinado com o Ministério da Defesa.
O IA-100B Malvina foi desenvolvido pela FAdeA para se tornar o futuro avião de treinamento básico da Escola de Aviação Militar, (EAM) da FAA, substituindo a frota atual de Tecnam P2002 Sierra e o Grob G-120TP.
Com capacidade para dois tripulantes sentados lado-a-lado, O IA-100B foi projetado para ser uma aeronave de baixo custo de aquisição e operação, destinada para o treinamento básico, com capacidade acrobática, seguindo especificações militares. Equipado com um motor Lycoming AEIO 540 de 260HP, e trens de pouso retrátil, o projeto propõe uma possível adaptação para um terceiro tripulante de cabine, para etapas de instrução de navegação, além de outra versão com quatro lugares.
As primeiras aeronaves de série deverão ser entregues para a Escola Militar da FAA até o final do ano que vem, e o lote de dez unidades estaria completo em 2023. Segundo informações não oficiais, a FAdeA estaria projetando a produção entre 35 e 40 aeronaves, destinadas para a Força Aérea Argentina e para Comando de Aviação Naval da Armada Argentina, foram uma eventual comercialização de aeronaves para uso civil.
Com a produção do IA-100B, a FAdeA retomaria a produção em série de aeronaves em mais de três décadas, desde quando a empresa argentina iniciou a fabricação dos jatos IA-63 Pampa no final dos anos 1980.
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